Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
quarta, 3 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Detran-MS orienta instrutores de trânsito sobre credenciamento e renovação anual

9 Jan 2026 - 10h30Por Mireli Obando, Comunicação Detran-MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) orienta os instrutores de trânsito do Estado sobre as regras vigentes para credenciamento, renovação anual e atuação como instrutor autônomo, diante da implantação das diretrizes estabelecidas pela Resolução Contran nº 1.020/2025. 

Conforme dados do portal CNH do Brasil, Mato Grosso do Sul possui, atualmente, 2.806 instrutores de trânsito, sendo 929 em Campo Grande, o que evidencia a relevância da atividade e a necessidade de padronização das informações para garantir segurança jurídica aos profissionais e aos candidatos à habilitação.

De acordo com a norma nacional, todos os instrutores de trânsito que já eram credenciados, podem atuar como autônomos, desde que mantenham a credencial válida. A autorização está prevista no artigo 109 da Resolução Contran nº 1.020, que permite essa atuação independentemente de vínculo com as autoescolas. 

Instrutores de Mato Grosso do Sul no portal CNH do Brasil

Credenciamento e requisitos

O profissional que deseja atuar como instrutor de trânsito deve atender aos critérios legais, como ter mais de 21 anos, possuir no mínimo dois anos de habilitação, ensino médio completo, não ter cometido infração gravíssima nos últimos 60 dias, apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, não responder a processo de cassação ou suspensão da CNH e ter concluído o curso de Formação de Instrutores de Trânsito. Esses requisitos permanecem inalterados e são obrigatórios para ingresso e permanência na atividade.

A atuação do instrutor exige a credencial válida, documento que comprova oficialmente o exercício da função. Essa credencial é renovada anualmente e possui validade até 31 de dezembro de cada ano. Para a renovação, o instrutor deve apresentar requerimento próprio, cópia atualizada da CNH e a documentação exigida pela legislação vigente junto ao Detran-MS. Profissionais com credencial vencida podem até constar na plataforma, mas ficam impedidos de agendar aulas e exames práticos no sistema do Detran. 

Valores cobrados e fase de implementação

Neste momento, ainda não há regramento definido sobre os valores que podem ser cobrados pelas aulas ministradas por instrutores autônomos. A questão está em análise e envolve discussões com outros órgãos, como o Procon, especialmente quanto à proteção do aluno, à transparência das cobranças e às questões tributárias. O Detran-MS destaca que a implementação da Resolução nº 1.020 ocorre de forma gradual em todo o país e poderá passar por ajustes.

Taxas e procedimentos

A emissão e a renovação anual da credencial possuem valores fixados na Lei nº 4.282, que estabelece as taxas da Tabela de Serviços do Detran-MS. No primeiro credenciamento, o instrutor deverá efetuar o pagamento de duas guias: a de primeiro registro, no valor de R$ 134,97 (UFERMS janeiro/2026), e a guia de credencial, no valor de R$ 53,98 (UFERMS janeiro/2026), ambas previstas na legislação específica da categoria. Nos anos seguintes, será necessário apenas a renovação anual da credencial. Para solicitar o credenciamento ou a renovação, não é exigido agendamento prévio. 

Confira aqui a lista de documentos necessários e o Requerimento de Credencial de Instrutor. Na Capital a documentação pode ser encaminhada para o e-mail disup@detran.ms.gov.br ou entregue presencialmente na sede do Detran-MS. No interior do Estado, os documentos podem ser protocolados diretamente na agência local.

A gerente de Controle de Credenciamento de Habilitação de Condutores do Detran-MS, Noêmia Rodrigues da Silva, reforça que as orientações divulgadas refletem o cenário atual da regulamentação. “Essas são as regras que estão vigentes neste momento para os instrutores que desejam se credenciar ou manter sua atuação regular. A Resolução Contran nº 1.020 ainda está em fase de implementação em todo o país e deste modo, poderão passar por ajustes futuros, até que as novas regras sejam implementadas em sua totalidade”. 

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rodrigo Maia/Detran

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SAIU a programação oficial da 49ª Festa da Fogueira de Jateí
SUSTENTABILIDADE
Governo reforça desenvolvimento sustentável durante seminário no TCE-MS
PARCERIA
Jateí e Vicentina: Gestões destacam parceria e companheirismo para entrega de resultados às pessoas
Foto: Arquivo
Ponte da MS-345 é interditada para avanço da obra e reforço da segurança no acesso a Bonito
adaptcidades 1 730x480 CLIMA
Mudanças climáticas: MS lança ação integrada e fortalece municípios para enfrentar eventos extremos

Mais Lidas

COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul amanheceu triste com a partida do guerreiro Joilson do Conselho Tutelar
AFOGAMENTO
Criança de 3 anos fica em coma após se afogar em piscina e corre risco de morte em MS
SOLIDARIEDADE
Varal do Amor atendeu dezenas de famílias no Mutirão de Doações na Poliespotiva em Fátima do Sul
FESTA DAS MÃES
Shows de prêmios e festas às mães em Vicentina são destacados na Câmara