Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 6 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO DETRAN/MS

Detran de MS realiza ação educativa com calouros na UFMS em 10 cidades do Estado

12 Mar 2025 - 07h00Por Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Entre segunda (10) e terça-feira (11), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizou atividades educativas com alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 10 cidades do Estado. A ação aconteceu nos campi de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, durante a recepção institucional dos calouros de 2025.

As atividades de conscientização sobre a associação de álcool e direção foram direcionadas para os jovens, que são a maioria das vítimas dos sinistros de trânsito. Através dos óculos de simulação de embriaguez, os jovens conseguiram perceber as dificuldades motoras e de reflexos que a embriaguez causa e o quanto isso afeta a tomada de decisões ao conduzir um veículo.

Para a estudante Ana Carolina de Souza, acadêmica do curso de Direito, a ação com os óculos simuladores de embriaguez é muito importante para conscientizar os jovens a não dirigir embriagado e nem pegar carona com uma pessoa embriagada.

A jovem conta que já sofreu um sinistro com um motorista que estava alcoolizado e que resultou na morte de uma pessoa e sequelas para si. “Teoricamente a pessoa achava que estava boa para dirigir, mas acabou resultando em uma morte. Também quebrei o fêmur e ainda sinto dores na perna”, contou Ana Carolina.

Em Campo Grande, a atividade desenvolvida pelo Detran-MS aconteceu no corredor central da UFMS e contou com o suporte das Ligas de Traumas dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFMS. Os estudantes passaram por treinamento com técnicos do Detran-MS para dar suporte e desenvolver atividades.

“Os estudantes passaram por treinamento para conhecer os dispositivos e as sanções administrativas e criminais da Lei para quem dirige embriagado. Essa foi uma atividade importante ainda mais agora que estão na idade de ter CNH, porque os jovens falando com outros jovens, aproxima mais e eles escutam”, comentou a tecnóloga em Educação e Segurança para o Trânsito do Detran-MS, Lidiana de Freitas dos Santos.

O acadêmico do quinto ano do curso de Medicina, Cristiano Cássio de Moraes de Vasconcelos participou da capacitação e hoje desenvolveu as atividades com os calouros. “Já faz alguns meses que a gente tem participado de alguns cursos de capacitação e desde então, a gente foi aprendendo algumas coisas importantes para nossa prática médica. Aqui para essa atividade, assistimos alguns vídeos, algumas orientações de documentos referentes a embriaguez no trânsito e como que a gente poderia explicar isso de maneira mais lúdica e acadêmica”, relatou Cristiano Cássio.

Novidade e inclusão

Novos alunos da UFMS, chegados de outros países passaram pela atividade do Detran-MS e acharam interessante a abordagem. Os calouros vindos do continente africano participaram de um sistema de seleção do Governo Federal aberto a novos estudantes de países que falam Língua Portuguesa.

O estudante Luis Nguendjebi Sabock é da Guiné-Bissau e está no Brasil há duas semanas. Ele passou pela atividade de simulação de embriaguez e aprovou a abordagem. “Quando bebemos não controlamos nossa cabeça, não conseguimos controlar nada, nem um carro”, disse o estudante, que ainda não tem habilitação.

A acadêmica de medicina, Daniela Medeiros confirma que a embriaguez causa perda de reflexos. Ela conta que já teve experiência no Samu e na Santa Casa com pessoas que sofreram traumas de sinistros de trânsito. “A maioria (dos acidentados) está relacionada com álcool e também são muito jovens. Então o nosso intuito aqui é justamente isso, pegar essa parcela que mais sofre com o etilismo e com embriaguez ao volante e tentar de uma forma conscientizar essa população para que a gente consiga diminuir esses problemas de sinistros no trânsito”, disse a estudante.

Ação no interior

Em Chapadão do Sul e Corumbá, a atividade aconteceu na noite desta segunda-feira (10), com a recepção dos alunos no período noturno.

Em Corumbá, a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, apresentou o documentário “Uma Escolha, Muitas Vidas”, que mostra as consequências de atitudes imprudentes no trânsito. “Esse é um importante momento de conversar com os jovens que estão entrando na universidade, conscientizar sobre o comportamento seguro principalmente envolvendo álcool e direção”, afirmou a diretora Andrea Moringo.

Nas demais cidades do interior, a ação com calouros contou com a colaboração das Agências Municipais de Trânsito.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued e DIRET

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende GOVERNO MUNICIPALISTA
Prefeito de Naviraí e vereadores apresentam ao Governo de MS projetos estruturantes para o município
FÁTIMA DO SUL - VEJA COMO DOAR
Bombeiros na Campanha do agasalho 'Seu abraço aquece', veja como fazer as doações em Fátima do Sul
Fotos: Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo MS lança edital do PSA Brigadas para fortalecer prevenção e combate a incêndios no Pantanal
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo: pavimentação de bairros e apoio na saúde são prioridades de Coronel Sapucaia
Fotos: Saul Schramm/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação municipalista, Governo de Mato Grosso do Sul recebe demandas de Aquidauana

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório
GLÓRIA DE DOURADOS - EXPOGLÓRIA 2025
Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - SAÚDE DE QUALIDADE
Especialidades médicas: Atenção em saúde garante atendimento humanizado em Vicentina