Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
sessão suspensa

Desembargador alega perigo de lesão grave e suspende votação da cassação de Bernal

26 Dez 2013 - 08h29Por Mídia Max

Em regime de urgência, o vice-presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador João Batista da Costa Marques, suspendeu por mandado judicial nesta quinta-feira (26) a votação da Comissão Processante, que poderia cassar o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.

A decisão foi um pedido para suspender a decisão anterior do desembargador Hidelbrando Neto, que negou a liminar pedida pelo advogado de Bernal para cancelar os trabalhos da Comissão Processante. Na decisão de hoje, o desembargador acatou o pedido e cancelou os trabalhos da Comissão.

Confira a decisão na íntegra:

“Alcides Jesus Peralta Bernal, inconformado com a decisão proferida no Agravo de Instrumento n. 4013569.39.2013.8.12.0000, interposto em desfavor do Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da Comissão Processante do Município de Campo Grande, opõe a presente medida cautelar junto ao plantão deste Tribunal.

Pretende o recorrente dar efeito suspensivo contra a decisão que negou de plano provimento ao agravo de instrumento interposto, com a imediata suspensão do processo de cassação do mandato do recorrente, até o julgamento definitivo do agravo regimental.

Para obter a concessão do efeito suspensivo pleiteado, alega o agravante que deve ser considerada a excepcionalidade da situação.

É o relatório. Decido.

Alega o autor que os requisitos necessários à concessão do efeito suspensivo estão preenchidos. Aduz que a fumaça do bom direito está presente, pois entendimento jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça admite, excepcionalmente, a concessão de efeito suspensivo ao recurso de apelação contra sentença denegatória de segurança. Argumenta ainda que há o perigo da demora, ante a possibilidade de ser retirado do cargo eletivo que ocupa (Prefeito Municipal de Campo Grande) na votação da comissão processante marcada para o dia 26.12.2013, às 8h.

Com efeito, realmente é possível, mesmo com a dicção do art. 14, §1.º da Lei n. 12.016/2009, atribuir efeito suspensivo ao recurso interposto contra a sentença denegatória da segurança, quando houver perigo de lesão grave e de difícil reparação, como no caso dos autos.

De fato, a plausibilidade do direito invocado encontra-se rastreada pela natureza da decisão agravada, bem como a possibilidade de malferimento a direitos e garantias fundamentais, sejam políticos, sejam
processuais-constitucionais, e o perigo da demora presente ante a possibilidade de iminente cassação de mandato eletivo do autor, em votação nesta data às 8 horas. E ademais, não haverá prejuízo inverso caso a medida seja concedida.

Assim, presentes os requisitos necessários para medida assecuratória, DEFERE-SE, portanto, liminarmente, para o fim de atribuir efeito suspensivo ao recurso de apelação e conseqüência, determinar a suspensão do processo de cassação do mandato eletivo do autor, notadamente a sessão a ser realizada nesta data na Câmara Municipal de Campo Grande.

Notifiquem-se os requeridos em caráter de urgência para o cumprimento imediato da ordem judicial implementada e para que ofereçam resposta.

Após, Dê-se vista à Procuradoria-Geral de Justiça
Intimem-se.
Diante da urgência, a presente decisão servirá de mandado. Campo Grande, 26 de dezembro de 2013.
Des. João Batista da Costa Marques
Vice-Presidente”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho