Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
POLÍTICA

Delcídio diz à PF que queria soltura de Cerveró por questões humanitárias

27 Nov 2015 - 11h13Por G1

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) disse em depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (26) que queria a soltura do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró por "questões humantárias". Cerveró está preso no Paraná pela Operação Lava Jato. A GloboNews teve acesso ao depoimento dado por Delcídio aos policiais.

O senador foi preso nesta quarta-feira (27), em Brasília, sob a acusação de estar atrapalhando as investigações da Lava Jato. Uma gravação de conversa telefônica entre Delcídio e Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras, serviu de base para a Procuradoria-Geral da República pedir a prisão.

Na gravação, Delcídio fala que vai procurar políticos e ministros do STF para tentar influir no caso de Cerveró. A conversa mostra também que o senador oferece R$ 50 mil mensais para a família do ex-diretor em troca de Cerveró não citar Delcídio em depoimento de delação premiada. Além disso, o senador oferece uma rota de fuga para Cerveró, que passaria pelo Paraguai até chegar à Espanha.

Perguntado pelos policiais se tinha algum interesse na soltura de Cerveró, Delcídio respondeu que sim, substancialmente por motivos pessoais, por conhecer a familia e ter trabalhado com Cerveró. O senador afirma que presumia o sofrimento a que, na opinião dele, vem sendo submetido Cerveró,  e que, por isso queria a soltura por questões humanitárias

No depoimento aos policiais, Delcídio, que já ocupou cargo executivo na Petrobras, disse que conhece Cerveró desse período. Ele também afirmou que foi consultado pela então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, sobre uma possível indicação de Cerveró para a área internacional da estatal. Ele afirmou que se manifestou favoralmente à nomeação, por já conhecer o trabalho do ex-diretor.

O senador também disse que Dilma já conhecia Cerveró, de quando ela foi secretária de Minas e Energia no Rio Grande do Sul.

Segundo Delcidio, a área de exploração de gas era bastante desenvolvida no Rio Grande do Sul e havia contatos permanentes entre diretoria de gás e energia da Petrobras, que era a diretoria onde trabalhava Cerveró no período, e a secretaria então comandada por Dilma.

O senador negou que tenha participado do processo para compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, que deu prejuízo à Petrobras e é investigada pela Lava Jato. Cerveró era diretor da área internacional quando ocorreu a compra, em 2006. Delcídio já era parlamentar.

Ministros
O senador também respondeu aos policias sobre o trecho da gravação em que Delcídio diz para Bernardo que vai procurar ministros do STF para tratar sobre o caso Cerveró.

No depoimento, Delcídio relatou que essa foi uma forma de "confortar" Bernardo. O senador disse ainda que não procuraria os ministros, porque seria infrutífero.

Advogado de Cerveró
Os investigadores também questionaram Delcídio sobre a relação dele com o advogado de Cerveró, Édson Ribeiro, preso nesta sexta por também, segundo a PF, ter participado do esquema para prejudicar as investigações.

Delcídio confirma que nos últimos três meses manteve contato com Ribeiro. Segundo o senador, o advogado dizia que queria tratar de créditos que afirmava dispor junto à Petrobras.

Delcídio explica que Ribeiro pretendia que o senador intercedesse junto à estatal nos pagamento de honorários que o advogado estava com difuculdade de receber.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS anuncia 63 benefícios fiscais que vão gerar impacto no bolso do cidadão
DEPUTADO LONDRES MACHADO AÇÕES DEPUTADO LONDRES MACHADO
Deputado Propõe Nomear Anel Viário em Santa Rita do Pardo em Homenagem a Fernando Martins Mendes
FUNTRAB BORA TRABALHAR
EMPREGO: Veja as 3.955 mil vagas distribuídas em 33 cidades de MS; 1.629 são na Capital
Fotos: Agesul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para fortalecer logística, Governo de MS realiza obra em importante estrada de Coxim
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Costa Rica, Governo do Estado entrega primeiro trecho da MS-316

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro