Menu
SADER_FULL
quinta, 29 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
VACINA NO MS - CORONAVÍRUS

CORONAVÍRUS: Veja como ser voluntário para os testes da vacina contra a Covid-19 em MS

CORONAVÍRUS: Veja como ser voluntário para os testes da vacina contra a Covid-19 em MS

15 Out 2020 - 18h10Por Correio do Estado

Em coletiva de impressa realizada nesta quinta-feira(15) o Secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES), Geraldo Resende e a pesquisadora Ana Lúcia Lyrio, assinaram o termo de cooperação para os testes da vacina CoronaVac em Mato Grosso do Sul com cadastramento de voluntários já está liberado. 

A pesquisadora informa que os interessados podem se cadastrar pelo site do Instituto Butantan, a onde passaram por uma triagem. O Butantan é parceiro do laboratório Chinês Sinovac no desenvolvimento da vacina.  

Além disso, a Secretária de Estado de Saúde deverá disponibilizar um aplicativo para a realização de cadastramentos através do telefone celular. 

A pesquisadora Ana Lucia Lyrio explica que os voluntários devem ser servidores ou funcionários da área da saúde, podendo ser do setor público ou privado, correspondentes a faixa etária de 18 à 59 anos e sem comorbidades, e os teste serão realizados em mil pessoas. 

“Posteriormente, ocorrendo tudo bem nesta fase, incluiremos outras pessoas, que aí sim seriam pessoas com comorbidades", explicou a pesquisadora.

A vacinação acontecerá com a aplicação de duas doses, com intervalo de 14 e o acompanhamento ocorrerá por canais telefônicos, identificando qualquer sintoma que o voluntário sinta durante o período de 1 ano. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Geraldo Rezende, “A parceria com o Instituto Butantan será de fundamental importância para que se, de fato ela vier em primeiro lugar nós vamos fazer um esforço para o Ministério da Saúde comprar um quantitativo que dê para vacinar a população de Mato Grosso do Sul.”. 

O secretário ainda diz que “com o advento da vacina, seja ela qual for, a gente vai sair desse processo como um dos estados que melhor enfrentou a pandemia.”

A estrutura para os testes será fornecida pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS).
 
Toque de recolher e preocupações eleitorais

O secretário de Saúde, Geraldo Rezende, também comentou sobre o encerramento do toque de recolher a partir desta quinta-feira (15), em Campo Grande. A medida foi estabelecida em março e, desde o pico da pandemia, em agosto, vinha sendo reduzido, até ter sido excluído completamente. 

Rezende destacou a necessidade de as prefeituras deixarem as preocupações eleitorais de lado e se voltarem para as ações de enfrentamento do covid-19, “É preciso que os prefeitos deixem de olhar o calendário eleitoral e olhe o enfrentamento do coronavírus em cima do Programa Prosseguir, construído em parceria com a OPAS.”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

INCÓGNITA
Governo ainda não definiu como será o 13º de quem teve corte salarial
PRÊMIO GESTÃO PÚBLICA
Por meio virtual, Escolagov entrega XV Prêmio na Gestão Pública
Obra feita pelo Governo do Estado na Avenida Hayel Bon Faker, em Dourados (Foto: Helio de Freitas) DOURADOS - AÇÕES GOVERNO MS
Governo de MS libera mais R$ 10 milhões para recuperar ruas da área central em Dourados
NOTA DO PT
Discussão entre candidato a prefeito e vereadora de C. Grande motiva Nota do PT
FOI MAL
Bolsonaro recua e revoga decreto que facilita privatização dos postos do SUS
AGRESSÃO
Vídeo: Pedro Kemp surta, xinga e agride candidata à vereadora pelo PT
MS 43 ANOS
Investimentos do Governo promovem desenvolvimento urbano em Sonora
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com mais três projetos em estudo, Azambuja destaca sucesso de parcerias com a iniciativa privada
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS autoriza 548 vagas para Curso de Formação de Sargentos do Bombeiros e Polícia Militar
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja anuncia promoção de 3,7 mil servidores civis e militares