Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de junho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Julgamento do mensalão

Condenado no mensalão e prestes a ser preso, Jefferson diz 'não se arrepender de nada'

14 Nov 2013 - 15h59Por Uol

O ex-deputado federal e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão e condenado na quarta-feira (13) a pena de 7 anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, afirmou nesta quinta-feira (14) não ter "arrependimentos".

No microblog Twitter, Jefferson afirmou que não tem "arrependimentos, tudo certo. Não me regozijo, sou um réu condenado como todos os outros, vamos aguardar que se cumpra o destino".

Além disso, o ex-deputado diz que "mentiria se dissesse que estou satisfeito", mas se sente confortado pelo fato de que "a política poderá ser melhor no futuro". Segundo Jefferson, o mensalão foi  "o maior escândalo que jamais presenciei no Planalto Central desde que me tornei deputado". 

No julgamento do mensalão no STF, os ministros condenaram 25 réus pela participação no esquema, o maior escândalo de corrupção de corrupção no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006).

Na sessão de ontem, o Supremo negou o pedido de perdão judicial apresentado pela defesa de Jefferson, em função de seu papel de delator do esquema. Foi rejeitada também a conversão da pena em prisão domiciliar, já que, segundo a defesa, o ex-deputado enfrenta problemas de saúde.

Em uma sessão longa, confusa e marcada por discussões, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem pela execução imediata das penas da maioria dos condenados do mensalão. Todos os ministros seguiram este entendimento, proposto pelo relator do processo, Joaquim Barbosa, presidente da Corte. Ainda não há um número definido de quantos réus começarão a cumprir as penas, mas serão no mínimo 16 condenados --há dúvidas sobre alguns réus.

O julgamento do mensalão no STF

14.nov.2013 - O presidente do STF e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, participa de seminário Internacional da Corte Interamericana de Direitos Humanos, realizado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília, nesta quinta-feira (14). Durante o evento, Barbosa afirmou que "está um caco" depois do julgamento do esquema de corrupção Nelson Jr/ASICS/TSE

Após o fim da sessão, o ministro Luís Roberto Barroso explicou que quem irá decidir sobre a expedição dos mandados de prisão e a execução das penas será o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa.

Segundo a assessoria de imprensa do STF, é possível que o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, apresente na sessão de hoje do plenário a lista com todos os réus que começarão a cumprir pena pelos crimes em que não cabem mais recursos.

Com base nessas informações, Barbosa poderá começar a expedir os mandados de execução de pena contra os condenados. A assessoria de imprensa, porém, não soube informar se haverá tempo hábil para expedir os mandados ainda hoje.

Com isso, os condenados poderão passar o fim de semana fora da cadeia, uma vez que a lei impede o cumprimento de mandados de prisão após as 18h, em feriados, e fins de semana, com exceção dos flagrantes.

Barbosa também pediu a seus assessores que levantem os casos dos réus que entraram com embargos infringentes sem ter direito a eles. Em tese, o relator pode decidir sozinho pela rejeição desses embargos. A defesa, então, terá direito a entrar com recurso para ser apreciada em plenário.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DEODÁPOLIS - AVENIDA - FOTO: PREFEITURA MUNICIPAL DE DEODÁPOLIS DEODÁPOLIS - OPORTUNIDADE
Inscrições abertas para processo seletivo; veja os CARGOS e salários e como fazer em DEODÁPOLIS
O codinome foi instituído por lei em dezembro de 2023 e Riedel sancionou hoje (Foto: Saul Schramm) AÇÕES DO GOVERNO DE MS
'Estado do Pantanal' oficializado em logos do Governo de MS por Riedel
IMAGEM: Instagram @guilhermeesantiago VICENTINA 37 ANOS - SHOW
SEXTOUUU com Guilherme e Santiago nos 37 anos de Vicentina, confira o horário do show e programação
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com apoio do Governo, projeto de três gerações representa 'asas do futuro' para milhares de crianças
Foto: Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo investe R$ 23 milhões na construção do Hospital Municipal de Água Clara

Mais Lidas

FOTOS: GEONE BERNARDOVICENTINA 37 ANOS - FOTOS
Confira as FOTOS do Camarim e Abertura com Isadora Pompeo nos 37 Anos de VICENTINA
Vicentina
Festividades dos 37 Anos de Vicentina-MS trazem grandes atrações, põe na quadrada do Balanço Geral
Simone Mendes - Imagem: Instagram @simonemendesVICENTINA - 37 ANOS - SIMONE MENDES
Quintouuu com Simone Mendes e seu 'Erro Gostoso' promete balançar as estruturas em Vicentina
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede de Aparecida Martins, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: LIGADO NA NOTÍCIALUTO NA POLÍCIA CIVIL
Luto na Polícia Civil: Morre Marquinhos do SIG, família informa sobre velório e sepultamento