Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 24 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Política

Comissão da Câmara aprova cota racial para deputados e vereadores

30 Out 2013 - 14h59Por Terra

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deu parecer favorável à tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria cotas raciais para deputados federais, estaduais e vereadores. Em reunião deliberativa ordinária na manhã desta quarta-feira, os membros da CCJ aprovaram o parecer do relator, deputado Luiz Couto (PT-PB), que considerou a proposta constitucional.

De autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA), a PEC 116/2011 prevê a reserva de vagas para parlamentares que se autodeclarem de origem negra por um período de cinco legislaturas - ou seja, 20 anos - após a eventual promulgação da emenda à Constituição. Ao término deste prazo, a PEC prevê a possibilidade de prorrogação por mais cinco legislatura, a partir da sanção de lei complementar.

Pelo texto, o percentual de vagas relativas às cotas raciais seria "correspondente a dois terços do percentual de pessoas que se tenham declaradas pretas ou pardas no último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na circunscrição do pleito, desde que o número de lugares reservados não seja inferior a um quinto ou superior à metade do total de vagas".

O deputado sugere que as vagas reservadas para parlamentares negros seriam preenchidas separadamente, "em eleições realizadas simultaneamente com aquelas destinadas a preencher as demais vagas na respectiva casa legislativa". "Cada eleitor disporá de um voto específico para as eleições destinadas a preencher as vagas reservadas a parlamentares oriundos da população negra", diz um dos trechos da PEC. Às candidaturas relativas às cotas raciais seriam registradas pelos partidos políticos, eleitas de acordo com as mesmas regras vigentes para as eleições proporcionais.

"O que se propõe aqui é dar um choque de democracia nas casas legislativas e que esse choque recaia justamente sobre a questão decisiva em todas as discussões histórica e teoricamente mais relevantes sobre a democracia no Brasil, que é a das relações entre equidade racial e equidade social, econômica, cultural e política", argumenta Luiz Alberto na justificativa da PEC.

Após a aprovação pela CCJ, a proposta segue agora para a análise de uma comissão especial, cuja criação depende de decisão da mesa diretora da Câmara. Caso seja aprovada pela comissão especial, o texto passará ainda por votações em dois turnos na Câmara e no Senado, necessitando do voto de três quintos dos parlamentares de cada Casa (308 deputados e 49 senadores, respectivamente).

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIA VICENTINA - PARCERIA E AVANÇOS
Material esportivo: Fábrica e Prefeitura discutem parceria de apoio às modalidades em Vicentina
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com valorização regional e reinauguração de prédio histórico, Semana do Artesão fomenta desenvolvime
Foto de capa: Saul Schramm/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para proteção da biodiversidade do Pantanal, projetos inovadores são apresentados ao Governo de MS
FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ - DIA DA ÁGUA
Jateí celebra Dia Mundial da Água investindo na participação e consciência dos estudantes
Foto: Kleber Clajus/Procon/Arquivo AÇÕES DO PROCON/MS
Em Campo Grande, Procon de MS atende no sábado moradores do Lageado

Mais Lidas

Doe
Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos
Policial
Carro sai da pista, percorre 50 metros e colide com postes de energia em Fátima do Sul
Foto: José Luiz Bressa/Portal do ConesulTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA nas estradas: Colisão frontal entre veículos deixa uma vítima fatal já identificada
FÁTIMA DO SUL - DESAPARECIDO
Família procura por Arci Ferreira, conhecido como "Gaúcho", desaparecido após atendimento hospitalar
TRAGÉDIA
Coice de touro causou morte de trabalhador ferido com faca em frigorifico