Representantes de órgãos públicos, instituições nacionais e organismos internacionais participam nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), em Campo Grande, do I Encontro Regional das Comissões Estaduais para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetraes) do Centro-Oeste. O evento reúne integrantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal para fortalecer a articulação regional, trocar experiências e discutir estratégias de prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo.
Promovido pela Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso do Sul (Coetrae-MS), o encontro marca um momento importante de integração entre os estados da região e reforça o compromisso dos governos e instituições com a promoção do trabalho digno e dos direitos humanos.
Durante a abertura, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Artur Falcette, destacou que o enfrentamento ao trabalho escravo está diretamente ligado ao modelo de desenvolvimento defendido pelo Governo do Estado.
“Temos clareza de que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul não é incondicional. Ele precisa estar associado a uma série de princípios e garantias que devem ser respeitados. O desenvolvimento não existe apenas para produzir indicadores econômicos ou apresentar números positivos de crescimento. O verdadeiro resultado desse processo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Falcette ressaltou que o Estado vive um ciclo de crescimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos, mas que isso não pode significar a invisibilização de problemas sociais que ainda persistem. “Mato Grosso do Sul avançou muito em indicadores de renda, emprego e mobilidade social, mas isso não nos autoriza a fechar os olhos para os desafios. O trabalho escravo é um deles e precisa ser tratado com toda a seriedade que o tema exige. Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de vidas humanas”, enfatizou.
Segundo o secretário Artur, o combate a esse tipo de crime exige atuação integrada entre diferentes áreas do governo e instituições parceiras. “A Semadesc trabalha para criar um ambiente favorável aos investimentos e à geração de empregos, mas a construção de políticas públicas efetivas depende da atuação conjunta com áreas como assistência social, direitos humanos, saúde e educação. O papel da comissão é justamente fortalecer essa integração para que o Estado atue de forma coordenada e eficaz”, destacou.
Ele também lembrou que o fortalecimento da Coetrae-MS e a elaboração do Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo refletem o compromisso da atual gestão com o tema. “Precisamos ter como objetivo permanente reduzir esse número a zero. Não é uma discussão sobre percentuais. Cada trabalhador resgatado representa uma situação grave que demanda atenção individualizada e resposta firme do poder público”, afirmou.
A secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, destacou a importância da articulação entre as diferentes áreas do governo para garantir proteção social às vítimas e fortalecer as ações preventivas. A coordenadora da Coetrae-MS, Janaína Barbosa, ressaltou que o encontro regional amplia o diálogo entre os estados e contribui para a construção de soluções conjuntas para um problema que ultrapassa fronteiras administrativas.
Além de debates sobre políticas públicas, fiscalização e atendimento às vítimas, a programação inclui painéis técnicos, apresentação de experiências exitosas e discussões sobre os desafios enfrentados pelos estados da região Centro-Oeste.
O encontro conta com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), Organização Internacional do Trabalho (OIT), governos estaduais e entidades da sociedade civil.
Para o Governo de Mato Grosso do Sul, o fortalecimento das ações de combate ao trabalho escravo integra uma estratégia mais ampla de desenvolvimento sustentável, baseada na geração de oportunidades, inclusão social e respeito aos direitos humanos. A meta é assegurar que o crescimento econômico registrado pelo Estado se traduza efetivamente em melhores condições de vida para toda a população.
Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Ana Christina/Semadesc
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
VICENTINA 39 ANOS - POR ANTÔNIO NERES
Vicentina 39 Anos: Quando a festa celebra a história e impulsiona o futuro
HOMENAGENS PÓSTUMAS
Câmara municipal de Fátima do Sul presta homenagens póstumas ao saudoso professor Joílson
FÁTIMA DO SUL - MAIS SAÚDE
Fátima do Sul terá obras de esgoto para ampliar infraestrutura e proteger recursos hídricos
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Projeto Circula Cultura MS encerra primeira edição com público de 25 mil pessoas em 42 municípios
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS amplia infraestrutura em Bela Vista e fortalece integração com a Rota Bioceânica
Mais Lidas
LUTO FÁTIMA DO SULFamilia Coimbra de luto pelo falecimento do amigo João paraguaio de Fátima do Sul
COPA DO MUNDO 2026Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026
CULTURAMA - HISTORIAProfessor de história e escritor visita Culturama e descobre adesivo histórico
HOMENAGENS PÓSTUMASCâmara municipal de Fátima do Sul presta homenagens póstumas ao saudoso professor Joílson
INVESTIMENTOS

Encontro Combate Trabalho Escravo Foto Ana Christina Semadesc 7 730x480








