A Câmara Federal aprovou nesta noite o texto-base da reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. Dos 379 votos a favor, seis foram de Mato Grosso do Sul. Do outro lado, dos contrários, foram dois votos de parlamentares sul-mato-grossenses, de um total de 131. Eram necessários pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) para aprovar o texto.
A proposta ainda pode ser modificada pois a sessão continua, para a votação dos destaques, que também precisam de votos de 60% dos parlamentares para serem aprovados.
Não houve surpresa na votação da bancada de Mato Grosso do Sul. Os dois contrários são Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira, PDT, partidos que sempre se posicionaram contra a proposta. Os favoráveis foram: Beto Pereira (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PSL), Fábio Trad (PSD), Loester Carlos (PSL), Rose Modesto (PSDB) e Tereza Cristina (DEM). A deputada do Democratas foi exonerada do cargo de Ministra da Agricultura para participar e auxiliar na articulação para aprovar o projeto do Executivo.
SEGUNDA VOTAÇÃO
A previsão dada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é de que a votação que pode confirmar a aprovação pode ocorrer ainda esta semana. Os deputados têm pressa pois o Congresso entra em recesso em 18 de julho.
É preciso intervalo de cinco sessões do plenário entre cada turno de votação, prazo possível de ser derrubado, caso seja aprovado um requerimento neste sentido.
Depois, se aprovado, o texto vai para análise do Senado. A reforma da Previdência muda regras para conseguir a aposentadoria, estabelecendo uma idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres, com 15 anos de contribuição, e de 65 para homens, com 20 anos de contribuição. O texto também alterou a forma de cálculo do valor da aposentadoria, na prática, reduzindo os benefícios.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Tradição e fé: Festa do Divino Espírito Santo ocorre no próximo domingo em Campo Grande

Ladário recebe investimentos do MS Ativo para obra de pavimentação e drenagem no bairro Nova Aliança

Batayporã ganha novas obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura urbana

Alunos do Voucher Desenvolvedor criam soluções digitais para Aquidauana durante o Pantanal Tech

Festival de Inverno de Bonito será realizado de 20 e 24 de agosto; confira as atrações
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama
