Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FATIMASSULENSE NA ESTRADA

Com recursos próprios, professor já passou em 54 cidades de MS entregando livros nas Escolas

12 Set 2023 - 14h00Por O PANTANEIRO

FATIMASSULENSE NA ESTRADA - Escolas estaduais de Aquidauana e Anastácio foram prestigiadas com doações de livros sobre a Histórica Política de Mato Grosso do Sul, em agosto deste ano. Durante os dias 8 e 9, o professor e historiador de Fátima do Sul, Wagner Cordeio Chagas, fez entregas de livros nas cidades irmãs e, com recursos próprios, ele cogita contemplar todas as cidades do MS.

Desde o final de dezembro de 2022, o professor roda o Estado com sua esposa e suas duas filhas. Juntos, já passaram em 54, das 79 cidades de MS. Das 348 escolas estaduais, 293 já foram contempladas com a doação de seu livro. Com o projeto de conhecer as 79 cidades do estado, o professor aspira concluir a expedição, como ele gosta de dizer, até 2024.

Segundo o professor e historiador, a curiosidade pela história sul-mato-grossense nasceu quando ele ainda era aluno da rede estadual de sua cidade. No ano de 2001, o jovem estudante Wagner encontrou na biblioteca da escola um texto acadêmico da historiadora Marisa Bittar, da UFMS, uma das maiores estudiosas da historicidade de MS.

A obra encontrada versava sobre toda a construção histórica do Estado, desde sua origem, onde a população era formada totalmente pelos povos originários.

Ao ingressar no curso de história da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Wagner envolveu-se ainda mais com a pesquisa, principalmente após conhecer o Centro de Documentação Regional (CDR), da faculdade de Ciências Humanas da UFGD.

Para Wagner, o local era constituído por um riquíssimo acervo de documentos que tratavam dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Wagner finalizou seu mestrado em História, quando defendeu a dissertação sobre as primeiras eleições para governador de MS, ocorridas no dia 15 de novembro de 1982.

Ao realizar as pesquisas para a construção da sua dissertação de mestrado, por meio de entrevistas com três ex-governadores, alguns ex-deputados estaduais e federais, jornais antigos e outros arquivos, Wagner montou um arcabouço histórico para construir seu livro. O livro “Uma História Política de MS (1977 - 2022)”, foi construído a partir de análises realizadas em repertórios, a partir de 2015.

Segundo o pesquisador, todo o processo de confecção de seu livro tomou sete anos de dedicação total à produção.

“Foram 7 anos de muita dedicação, noites em claro para escrever, tomando todo cuidado, pois, já que escrever sobre política requer muita análise, que renderam uma pesquisa de mais de 300 páginas”, informa Wagner.

Ainda segundo o professor, no livro, a história do estado é detalhada em capítulos que narram a vida dos primeiros habitantes, os indígenas, até a divisão do gigante Mato Grosso, no dia 11 de outubro de 1977. Na obra do pesquisador, é possível encontrar relatos sobre os governos de Harry Amorim a Reinaldo Azambuja.

“Sem se esquecer da história da luta da várias categorias anônimas do estado, como servidores públicos, os indígenas e negros nas suas lutas por respeito e combate à discriminação”, informa o autor.

Sobre o projeto que objetiva a doação de livros nas escolas estaduais de MS, Wagner conta que faz parte de um sonho antigo. Já que, segundo ele, desde quando começou a lecionar, em 2009, já observava reclamações por parte dos professores de História por falta de livros atualizados e que narrassem a história regional do Estado.

Com este cenário, o professor e historiador conta que fazer a pesquisa da História Política de Mato Grosso do Sul foi “fácil”. Para ele, a parte difícil era o segundo passo: correr atrás de patrocínios que viabilizariam a publicação de sua obra, a partir de 2020.

Wagner informa que, por ser servidor efetivo da rede estadual de ensino, não poderia participar de editais do governo voltados ao fomento cultural. Dessa forma, o pesquisador começou sua busca por patrocínios, por meio da venda antecipada do livro e um pequeno empréstimo bancário, ele conseguiu possibilitar o projeto.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

O Governo do Mato Grosso do Sul se solidariza com as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel isenta impostos e libera pedágios para ajudar às vítimas das inundações no RS
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ
JATEÍ: Paço Municipal recebe identificação com nome do homenageado: Rofeleu José da Silva
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo participa da assinatura de emendas na saúde que beneficiam 15 cidades
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS apresenta potencialidades para empresários e representantes da Suíça
Foto: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo contrata projeto executivo para asfaltar MS-355, que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo