A Prefeitura de Jateí na sustentabilidade uma de suas bases de atuação. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza um trabalho permanente de conscientização e intervenções para ampliar a área verde e mostrar a importância das árvores para a sobrevivência do ambiente em que vivemos.
Aliado ao trabalho de educação ambiental, a Prefeitura mantém um viveiro de mudas no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, para produção e distribuição de mudas de árvores, frutíferas, nativas ornamentais e medicinais. O objetivo é repovoar áreas degradadas na zona rural e também recuperar matas ciliares de córregos e rios, além de doação para a população urbana.
Frutíferas e medicinais – Durante esta semana de 24 a 27 de fevereiro, o município promoveu a distribuição de mudas de árvores frutíferas convencionais (acerola, jabuticaba) e não-convencionais (araçá-amarelo, araçá-roxo), palmeira-real e de hibisco medicinal (também conhecida como vinagreira ou rosela. As mudas foram entregues à população noCentro de Referência em Assistência Social(CRAS), de Jateí.
As mudas foram produzidas no viveiro municipal localizado nas dependências do Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, onde a Prefeitura de Jateí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mantém a produção anual de mudas de árvores com o objetivo de promover a recuperação de áreas degradadas e a recomposição de áreas de preservação permanente (APPs) de propriedades rurais do município de Jateí, visando a adequação ambiental das propriedades e o desenvolvimento sustentável.
O viveiro também tem produzido mudas de árvores frutíferas, tanto as convencionais como as não-convencionais (muitas delas com grande potencial alimentício e medicinal e ao mesmo tempo pouco conhecidas). A ação tem o objetivo de promover ações que contribuam na conservação de espécies vegetais nativas em risco de extinção.
A ideia de distribuir mudas de algumas espécies frutíferas para a comunidade pode tanto trazer benefícios para a saúde e qualidade de vida das pessoas, como garantir a conservação de germoplasma de muitas espécies nativas.
Prefeitura distribuiu mudas de árvores frutíferas e medicinais no CRAS de Jateí
Dentre as espécies distribuídas destacam-se, o araçá-amarelo, o araçá-roxo e aroreira-pimenteira, árvores nativas, com potencial alimentício e medicinal que podem ser plantados em quintais, fornecer sombra, alimento tanto para o consumo humano como para animais silvestres.
(Da redação com informações da SEMMA)
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Comissão de Acompanhamento da Concessão da BR-163 entrega denúncia ao MPF

Governo de MS lança programa 'Horário Estendido' para ampliar o atendimento noturno em 46 postos

Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado

Com foco no mercado de trabalho, Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital

Gestão e resultado: Governo de MS protocola na ALEMS proposta de reajuste anual do funcionalismo
Mais Lidas

Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Trinta pessoas se feriram gravemente em acidente com ônibus na MS-436
