Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
política na capital

Com Bernal desesperado, partidos fazem leilão de cargos entre prefeitura e governo

8 Nov 2013 - 16h01Por Mídia Max

A busca desesperada do prefeito Alcides Bernal (PP) pela salvação do mandato pode render bons frutos para os partidos que têm representantes na Câmara. Desesperado para conseguir 10 votos e derrubar a Comissão Processante, o prefeito tem tentado a todo custo atrair aliados e pode pagar um preço bem caro para conseguir até partido com número inexpressivo de vereadores na Câmara.

Após promessa ao PT, de que ampliaria a base, o prefeito deu início à busca com reunião com o PTB, que traiu ele na votação para abrir a comissão processante. Na última hora, Edson Shimabukuro (PTB) disse que ouviu o partido e pessoas que o elegeram e trocou o voto, ajudando a abrir a comissão que pode cassar o mandato. Mesmo com a traição, o prefeito não se mostrou magoado e pediu para o PTB informar o que precisa para apoiar a administração.

Experiente, o presidente estadual do PTB, Ivan Louzada, reuniu o partido e já começou a colocar na balança se será mais vantajoso apoiar o prefeito ou continuar no barco do governador André Puccinelli (PMDB), onde tem vários cargos pelo Estado. A decisão poderia ser mais fácil se o prefeito não corresse o risco tão grande de sair antes dos quatro anos. Neste caso, sem o risco, seria fácil escolher a prefeitura, já que os indicados do partido teriam mais três anos de salários garantidos.

O vereador Edson Shimabukuro confirma o “quem da mais” quando lembra que o PTB tem uma parceria com o governador, que inclusive lhe fez mudar de voto e ser favorável a abertura da comissão processante. “Antes de qualquer acordo com o prefeito, tem que desfazer com o governador. Se o governador oferecer este espaço também, tem que decidir em nível do PTB. Agora é o PTB. Já coloquei as posições que vinha tendo. Tinha liberdade, agora o prefeito foi procurar o presidente estadual do PTB”, justificou.

Shimabukuro contou que antes de votar a favor da comissão foi chamado por Puccinelli para uma conversa. No encontro, o governador pediu para o vereador votar a favor da abertura da comissão, alegando que a investigação não era a condenação. “Ele me disse que não votaria pela condenação, mas que se o prefeito tivesse correto, provaria. Não é que o mandato dele já iria embora. Daria a chance de defesa”, contou.

Secretário Articulando

Pedro Chaves nem bem chegou e já está atuando fortemente para garantir novos aliados. Porém, já iniciou a busca querendo privilegiar o próprio partido, o PSC. Em vez de priorizar siglas com maior número de vereadores, o que poderia ajudar mais, ele está tentando convencer o PSC, que nem tem mandato garantido, a apoiar Bernal.

Juliana Zorzo assumiu o mandato por um arranjo de Puccinelli, que promoveu Herculano Borges para a secretaria de Juventude. Porém, Herculano trocou o PSC pelo Solidariedade e Juliana pode perder o mandato a qualquer momento. Ciente da fragilidade do mandato, a vereadora resiste em ir para a base, mas Pedro Chaves já informou que ela pode ser abrigada na administração de Bernal se perder o cargo. A vereadora é cotada para assumir a secretaria da Juventude, que ainda está vaga na administração de Bernal.

A ampliação do número de aliados é uma das condições dadas pelos sete vereadores para continuarem apoiando o prefeito. O líder de Bernal, Alex do PT, já declarou que é inconcebível aceitar as goleadas que tem tomado na Câmara com tantos cargos vagos que poderiam atrair novos partidos. Todavia, o PT alega que não quer cargos, mas condições de defender o prefeito. Apesar de negar a busca por cargos, o PT enfrenta críticas até de filiados. Insatisfeito, Zeca chegou a dizer que não foi a posse de Pedro Chaves porque não é da "ala da boquinha".

Bernal já tentou, pessoalmente, conseguir o apoio do PSB, do vereador Carlão. Porém, ainda não definiu qual o espaço que dará ao partido. O vereador já informou que não pode assumir o ônus de virar base do prefeito sem ter espaço para o partido, que deseja, pelo menos, uma secretaria do tamanho da Semadur.

A dificuldade de Bernal com o PSB será a mesma que terá se conseguir convencer o PDT a integrar a base. Paulo Pedra chegou a defender Bernal na Câmara, mas desistiu depois que o presidente estadual do partido, João Leite Schimidt, assumiu o controle e o proibiu de falar em nome da sigla. Para valorizar o partido, Schimidt disse a Pedro Chaves que é difícil apoiar Bernal, visto que o PDT esteve em palanque oposto em 2012.

Além de PDT, PSB e PTB, Bernal ainda terá que arrumar cargos para partidos que estão com um representante na base, como PSDB e PPS. Resistente, João Rocha continua na base, mesmo sem autorização do PSDB. Porém, para conseguir apoio integral dos tucanos, que ainda tem na Câmara a vereadora Rose Modesto, Bernal terá que contornar a insatisfação pelo desrespeito com o diretório estadual, que não teve espaço na administração, e ainda oferecer secretarias.

Na gestão de Nelsinho Trad (PMDB) o PSDB participou com duas secretarias, a de Educação e a Funesp. Bernal até tentou seguir o exemplo de Nelsinho, dando cargos a José Chadid e Leila Machado. Porém, o PSDB considerou as indicações pessoais, expulsou Chadid e pode expulsar Leila se ela não deixar o cargo.

Soma-se a insatisfação do PSDB o desrespeito de Bernal com Athayde Nery, presidente estadual do PPS. Ele foi convidado por Bernal para trabalhar como articular político, mas viu o prefeito indicar Pedro Chaves, sem ao menos informar que ele seria preterido.

Divulgação
 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon