A rotina do produtor rural Jaime Andrade do Nascimento, 45 anos, começa cedo: às 5h da manhã. Exceto aos domingos, quando ele se levanta de madrugada, por volta das 2h30 para colher verduras e legumes. Em seguida, lava e embala os produtos, coloca tudo dentro carro e segue até a feira do município vizinho de Jaraguari para comercializar alface, salsinha, rúcula e repolho.
O que vende garante a renda da semana. O que sobra, reparte com outros feirantes.
Jaime é uma das dezenas de produtores que ganham a vida trabalhando no cultivo da lavoura, nas imediações da rodovia CG-150, trecho que agora passa por uma obra de implantação e pavimentação asfáltica entre a BR-262 e a ponte sobre o Ribeirão Botas, com 5,08 quilômetros de extensão, no município de Campo Grande.
O investimento é de R$ 9.011.563,88, com previsão de entrega estipulada para primeiro semestre de 2026.
"É o progresso chegando e, pra gente aqui que mora na chácara, é muito bom. Quando chovia, precisava esperar a água baixar para sair de casa. Com o asfalto, vai ficar mais viável trabalhar com outros produtos", afirma o produtor.
Jaime
e Onofre
Ele já vislumbra ampliar as atividades e trabalha na produção de garapa, farinha de mandioca e rapadura. "Vindo as benfeitorias, fica mais fácil de trabalhar, embora a gente esbarra na falta de mão de obra", explica Nascimento.
O impacto da obra vai além da propriedade de Jaime. Agricultores como Ivo Pereira de Farias, 63 anos, e Onofre Flores Martins, 70, também sentem a diferença. Ivo trabalha no cultiva mandioca, cria suínos e lembra que antes o trajeto era um desafio. "Quando a gente ia sair daqui, era só barro. Agora vai sobrar só 400 metros de chão batido, o resto é asfalto".
O operador de máquinas Onofre mora há mais de duas décadas na região, Ele recorda dos atoleiros no período chuvoso e da poeira na seca. "Antes era uma tristeza. Agora tá melhorando bastante. A gente consegue se locomover sem medo de ficar pelo caminho", relata.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, destaca que a obra faz parte de uma estratégia mais ampla de integração regional. "A pavimentação da CG-150 vai garantir mais segurança. É um investimento que valoriza as propriedades, atrai novos negócios e melhora a qualidade de vida das famílias que vivem e trabalham no campo".
A expectativa é que o trecho pavimentado se torne um eixo de escoamento de produtos agrícolas, fortalecendo a economia de Jaraguari, Campo Grande e municípios vizinhos.
Para produtores da região, o asfalto representa o futuro batendo à porta, mas, desta vez, sem poeira no período da estiagem e muito menos, a lama no caminho de casa em época de chuva.
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro/Seilog
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
ELEIÇÕES 2026
Real Big Time: Eduardo Riedel lidera corrida pelo governo de MS
LEGISLATIVO VICENTINA
Câmara de Vicentina retoma atividades legislativas após recesso parlamentar
ELEIÇÕES 2026
MS terá seis candidatos ao governo estadual nas eleições deste ano
ELEIÇÕES 2026
Políticos terão de informar placa de carros abastecidos para carreatas
INTERNACIONAL
BID amplia para US$ 4 bilhões o fundo para segurança na América Latina
Mais Lidas
NOVO RGGente com identidade: Posto de Vicentina emite documentos à três gerações de uma só vez
ACIDENTE FATALJovem morre após colidir na traseira de caminhão estacionado em Dourados (vídeo)
Circulando na Internet.Imagens de Cristiano Araújo morto seguem na web após decisão judicial
EXECUÇÃOHomem é morto a tiros em bar de cidade do MS; suspeito fugiu de moto
EDUCAÇÃO


Fotos: Chico Ribeiro/Seilog




