Para entrar no calendário nacional e se tornar referência, Mato Grosso do Sul recebe a primeira edição da Bienal Pantanal, que dispõe de nove dias de programação gratuita, com 70 toneladas de livros, 20 mil títulos, 200 editoras, 24 expositores e 129 atividades previstas. O evento que tem o apoio do Governo do Estado, é uma celebração à literatura, interage com às demais formas de cultura, além de incentivar a produção local.
A abertura ocorreu no sábado (4), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. “Ninguém faz nada sozinho, desde quando apresentaram a ideia eu topei participar e juntamos forças para realizar este grande evento, que está na primeira edição e não vai sair mais do calendário estadual e nacional. A Bienal Pantanal nasceu para ser grande, com mais de uma semana de atividades intensas, o que nos dá muito orgulho”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Ele destacou que o evento valoriza a literatura, incentiva a leitura e a produção local. “Vai ser um sucesso e já neste primeiro dia podemos ver que o empenho de todos deu resultado. Mato Grosso do Sul é muito rico culturalmente. Da nossa parte sempre podem contar com a gente”, completou.
Já no primeiro dia (sábado) de atividades recebeu um público de 5,8 mil pessoas. O evento terá cerca de 100 convidados de Mato Grosso do Sul, nove estados brasileiros e três países sul-americanos. Ele será multifacetado, celebrando a literatura e suas interações com outras formas de arte e cultura.
Além da comercialização de livros, ocorrerão conferências com escritores nacionais, internacionais e regionais, homenagens, lançamento de livros, mostras de cinema, gastronomia pantaneira, seminário e encontros.
“Noite de celebração, alegria e emoção por este momento. O Estado vai reverenciar o livro, a literatura. Nada disto seria possível se não tivesse o financiamento, entre eles do Governo do Estado, por isso o nosso profundo agradecimento. Há um ano apresentamos o projeto da Bienal ao governador e ele aceitou. Nossa satisfação é grande de trazer um evento deste porte ao Mato Grosso do Sul”, disse Pedro Ortale, diretor da Bienal Pantanal.
O secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, também prestigiou a abertura do evento. “Mato Grosso do Sul está realizando sua primeira edição e já começa grande, o que nos sugere que haverá inúmeras (edições) nos próximos anos. Tenho que parabenizar pelos investimentos e todos que apoiaram a realização da Bienal, que é um evento multifacetado. Orgânico e digital, que junta a natureza e cultura”.
Pedro Ortale
Fabiano Piúba
Temas
A primeira edição do evento está organizada em dois eixos temáticos que abordam questões culturais, sociais e tecnológicas. Sendo eles “territórios: culturas e geopolítica” e o segundo: tecnologias digitais, sociedade e mercado.
Atividades complementares, como cinema, teatro, música e dança, também integrarão a programação, criando um ambiente cultural rico e inspirador. A retirada de ingressos para as atividades deve ser realizada com duas horas de antecedência, no local, gratuitamente.
A Bienal foi viabilizada por meio da Lei Rouanet, de emendas parlamentares e recursos do Governo Estadual, por meio da Setesc (Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Abertura da Bienal Pantanal em Campo Grande
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
ELEIÇÕES 2026
Real Big Time: Eduardo Riedel lidera corrida pelo governo de MS
LEGISLATIVO VICENTINA
Câmara de Vicentina retoma atividades legislativas após recesso parlamentar
ELEIÇÕES 2026
MS terá seis candidatos ao governo estadual nas eleições deste ano
ELEIÇÕES 2026
Políticos terão de informar placa de carros abastecidos para carreatas
INTERNACIONAL
BID amplia para US$ 4 bilhões o fundo para segurança na América Latina
Mais Lidas
NOVO RGGente com identidade: Posto de Vicentina emite documentos à três gerações de uma só vez
ACIDENTE FATALJovem morre após colidir na traseira de caminhão estacionado em Dourados (vídeo)
Circulando na Internet.Imagens de Cristiano Araújo morto seguem na web após decisão judicial
EXECUÇÃOHomem é morto a tiros em bar de cidade do MS; suspeito fugiu de moto
EDUCAÇÃO


Fotos: Bruno Rezende





