Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
BALANÇO DO PSDB DAS ELEIÇÕES

Com 37 prefeitos e 234 vereadores, PSDB destaca alianças e fortalecimento nas eleições de 2020

Com 37 prefeitos e 234 vereadores, PSDB destaca alianças e fortalecimento nas eleições de 2020

16 Nov 2020 - 18h49Por Campo Grande News

O ano de 2020 foi diferente para os nomes que concorreram a algum cargo eletivo por causa da pandemia da covid-19 e das novas regras eleitorais, sendo para muitos também um ano de aprendizado sobre novas estratégias de campanha. Apesar de todas essas questões, o PSDB termina fazendo um balanço positivo do pleito.

"Continuaremos a ser o maior partido de Mato Grosso do Sul", frisa o presidente regional da sigla e secretário especial de Gestão Estratégica do Estado, Sérgio de Paula, ao abrir entrevista coletiva na sede do partido em Campo Grande.

Em todo o Estado, o partido conseguiu eleger 37 prefeitos - contra 36 de quatro atrás. Isso significa que 46,8% dos chefes de Executivos municipais sul-mato-grossenses a partir de 2021 serão tucanos. Além disso, há ainda os prefeitos de outros partidos mas que são aliados do PSDB em Mato Grosso do Sul.

"Somando os candidatos vencedores do nosso próprio partido a de siglas aliadas, são mais de 50 prefeitos, cerca de 75% do total de prefeitos do nosso Estado", explica o governador Reinaldo Azambuja, que também participou da coletiva.

O PSDB nunca decidiu na imposição, sempre seguiu a maioria. A política é feita com gestos, com parceria. Saímos fortalecidos junto às alianças que fizemos, destaca Reinaldo.

Além disso, ele aponta que 234 vereadores tucanos foram eleitos neste ano, o que representa 35% das cadeiras existentes no 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Ele justifica ainda que o partido conseguiu tal resultado por "respeitar as vontades locais" e por causa de uma gestão estadual municipalista.

"Conversamos com lideranças regionais e formamos lideranças. Nosso partido se organizou muito e discutiu estratégias de campanha e marketing que foram efetivas. Também fomos plurais na distribuição de materiais de campanha", comenta outro presente no evento na sede tucana, o deputado federal Beto Pereira.

Já o presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa, apontou como positiva a parceria entre coordenadores de campanha em todos os lugares que visitou, percebendo também da população bastante respeito pelo PSDB e pelo governo de Reinaldo Azambuja, recebendo muitos elogios. "Saímos muito fortalecidos".

Legenda avalia como positivos os resultados em MS neste ano (Foto: Nyelder Rodrigues)
Campo Grande - Com a redução de cadeiras de oito para três na Câmara Municipal de Campo Grande nessas eleições, a avaliação feita pela cúpula do partido é de que erros aconteceram, mas também houve acertos e esse pleito serviu como aprendizado para os próximos, devido a mudança das composições de chapas proporcionais.

"Não penso que saímos piores do que entramos. Respeitamos nossos aliados. Eles também tem que estar fortes, e assim estão", defende Sérgio de Paula. Essa foi a primeira eleição em que os partidos são obrigados a formar chapas puras, ou seja, isoladas, sem coligações, para a disputa de cargos no Legislativo.

Tal situação faz Reinaldo crer que foi ensinado ao partido a necessidade de lançar uma chapa com competitividade por inteiro, da "cabeça aos pés". "Na Capital olhamos muito tarde para essa formação, e quando olhamos não dava mais tempo e isso sacrificou votações expressivas que tivemos e ficaram de fora", exemplifica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon