Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
tenso demais

“Clima pesado” e xingamentos marcam reunião que discute conduta de vereador

25 Out 2013 - 15h10Por Campo Grande News

Clima tenso, debates acalorados e xingamentos marcam a reunião do Conselho Estadual da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) que discute a conduta do presidente Júlio Cesar Souza Rodrigues em firmar contrato de trabalho com o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). O encontro teve início às 9h30 desta sexta-feira (25), segue a portas fechadas e deve terminar no final da tarde. Poucos conselheiros se dispõem a comentar sobre o assunto.

“O presidente presta esclarecimentos, em minha opinião, de forma satisfatória. Mas ele [Júlio Cesar] enfrenta investida de conselheiros e de ex-presidentes que ainda insistem em questionar a sua conduta ao entabular esse contrato com a prefeitura”, disse o conselheiro José Belga Trad.

Apesar de a reunião discutir o contrato entre o presidente da OAB/MS e a prefeitura, só o Conselho Federal da Ordem poderá deliberar sobre o futuro de Júlio Cesar. Para o advogado Luiz Carlos Saldanha, que também integra o conselho formado por 32 pessoas do Estado, este é o momento do presidente prestar contas e expor os fatos.

“São dois pontos que foram colocados pelo Conselho Federal: que nenhuma atitude pode ser tomada aqui e que o processo está sob sigilo”, explicou. Saldanha ainda lembrou que as deliberações de hoje não podem ser divulgadas para a sociedade, uma vez que há sigilo. “Também não se pode fechar juízo de valor sobre o caso. A Seccional não pode fazer julgamento”.

O advogado Wilson Coelho avalia que o momento é ótimo para a Ordem esclarecer os fatos à classe. “Não há o que questionar os contratos dele, mas sim os atos. É preciso, nessa relação, ter um divórcio entre o homem advogado e o presidente da Ordem. Mas ambos podem agir paralelamente”, opinou.

Coelho ajuizou que o advogado pode trabalhar da maneira que quiser, mas enquanto presidente da Ordem tem que pensar de forma a proteger o cargo que ocupa. “A conduta do cidadão afeta o cargo que pediu para ser eleito. É um dever de transparência”, afirmou.

Demais profissionais do Direito que participam da reunião ressaltam que todos os conselheiros estão dando contribuições no debate. Entre os presentes é unanime a ideia de que nenhuma informação pode ser antecipada. “Podemos sofrer sanções, já que é um processo ético”, afirmam.

O Conselho Federal analisa a conduta de Júlio Cesar em firmar contrato com a prefeitura de Campo Grande. Advogados da oposição pediram a investigação. Ontem (24), o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David Oliveira Gomes, determinou a Júlio Cesar e Bernal que expliquem o contrato.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS