O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez no cenário internacional. Na manhã desta terça-feira (30), o atleta paralímpico conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11 (para atletas com deficiência visual) no Mundial Paralímpico de Atletismo realizado em Nova Déli, na Índia. Yeltsin é beneficiário do programa Bolsa Atleta do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).
O ouro consolidou o excelente início do brasileiro na competição. Nesta segunda-feira (29), ele já havia inaugurado o quadro de medalhas do Brasil ao garantir a prata nos 5.000 metros classe T11, abrindo oficialmente o ciclo paralímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
As disputas em solo indiano foram marcadas por intensidade do início ao fim. Além do alto nível técnico dos adversários, Yeltsin precisou enfrentar diversos desafios externos, como a longa distância de viagem, o fuso horário e as condições climáticas adversas.
“Tivemos alguns desafios, como a distância, fuso horário, questão cultural. Aqui o clima é bem diferente do que estamos acostumados, muito poluído. Aqui o calor é diferente, com um sol que arde mais e a poluição pesa bastante”, relatou Yeltsin após a prova.
Mesmo diante das adversidades, o atleta manteve o controle do ritmo e demonstrou mais uma vez sua experiência internacional.
“É o primeiro grande evento do ciclo Los Angeles, então com certeza isso mostra que estamos bem preparados e condicionados rumo ao Campeonato Paralímpico. Ainda teremos o Parapan-Americanos no meio do caminho. Desde 2013 participo de mundiais adultos, este é o sexto e sigo construindo história para o Brasil no esporte paralímpico. Só tenho a agradecer. Estou muito feliz”, destacou.
Com o resultado, Yeltsin chega ao seu sexto Campeonato Mundial somando agora seis medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A próxima etapa do ciclo paralímpico do atleta será em Lima, no Peru. A competição servirá como mais um importante teste de preparação, especialmente em um ciclo que, desta vez, será completo, sem interrupções ao contrário do anterior, impactado pela pandemia.
A delegação brasileira no Mundial de Nova Délhi foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com 50 atletas e 10 atletas-guia. Esta é a 12ª participação do Brasil no evento.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: Wander Roberto/ CPB
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Projeto Circula Cultura MS encerra primeira edição com público de 25 mil pessoas em 42 municípios
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS amplia infraestrutura em Bela Vista e fortalece integração com a Rota Bioceânica
ROADMAP
Roadmap alcança 96% dos municípios e fortalece a conexão entre ações locais
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
CONGRESSO
Congresso municipalista amplia diálogo entre Estado e prefeituras sul-mato-grossenses
Mais Lidas
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
RegiãoA Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
FÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIAAna Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBYElizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026

Foto de capa: Wander Roberto/ CPB