Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 25 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA

Barbosinha homenageia os 20 anos do curso de Direito da UFGD em sessão da Assembleia

Barbosinha é professor efetivo, concursado pela instituição, atualmente licenciado para o exercício do mandato parlamentar.

10 Set 2020 - 08h30Por Redação Fátima News

Autor da indicação protocolada na casa, em parceria com o colega Marçal Filho, do PSDB, o deputado Barbosinha (DEM) homenageou, na Assembleia Legislativa, os 20 anos da criação do curso de Direito atualmente oferecido pela UFGD, em Dourados, com uma Moção de Congratulações. Barbosinha é professor efetivo, concursado pela instituição, atualmente licenciado para o exercício do mandato parlamentar.

Na justificativa que acompanha a exposição de motivos para propor a indicação, o deputado douradense lembra que o curso nasceu “como uma promessa de esperança e transformação para o século XXI que se aproximava”, ainda como parte do campus de Dourados da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), atendendo demanda da comunidade local que ansiava por um curso dessa envergadura no período noturno.

Os três primeiros professores efetivos do novo curso foram Helder Baruffi, James Galinati Heim e Antonio Graça, e Helder o coordenador e o primeiro diretor. “Esses professores foram muito importantes para o nível de excelência que o Curso de Direito da UFGD alcançou nos tempos atuais”, enaltecem Barbosinha e Marçal Filho, ambos profissionais da área.

Com a criação da UFGD, no ano de 2005, por meio da Lei 11.153, os cursos então existentes passaram a incorporar à recém-criada instituição federal de ensino superior. “O curso de Direito, transferido para a nova instituição de ensino, se consolidou como um dos cursos mais concorridos da UFGD”, obtendo o reconhecimento ainda nos primeiros dias de janeiro de 2006, conforme a Portaria MEC 59 do MEC.

“Buscando a formação dos futuros juristas, o curso de Direito zela por compreender e disciplinar as relações entre os indivíduos em sociedade, em uma perspectiva integral, técnico-jurídica, humanística e prática, orientada para a interdisciplinaridade e para as transformações sociais”, destaca o teor da indicação. “Já são duas décadas de formação educacional de excelência. Todo este esforço investido por professores, técnicos e alunos faz com que o curso de Direito da UFGD tenha recebido todos os selos OAB recomenda, bem como é o curso que mais aprova no Exame da OAB de acordo com pesquisa requisitada pela própria Ordem dos Advogados à Fundação Getúlio Vargas, e publicado em 2020”, acrescenta Barbosinha.

O parlamentar diz que subscreve a moção parabenizando o curso de Direito da UFGD, com o coração transbordando de felicidade, pois "estou hoje deputado estadual, mas sou professor concursado desta valorosa instituição, me orgulho de ter participado desde o início e contribuído para a elevação do ensino e do reconhecimento nacional do curso”, colocado entre os 161 melhores do Brasil que atendem à excelência, regularidade e qualidade mínimas compatíveis com as expectativas da OAB e da sociedade brasileira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com estimativa é gerar 2 mil empregos, Aegea assumirá saneamento do Estado em 2021
AÇÕES DO GOVERNO MS
Resultado do leilão da Sanesul encurta tempo de universalização e garante saúde para população de MS
NAVIRAÍ - PESQUISA
Com 40,67% dos votos, Onevan de Matos lidera para prefeito de Naviraí
DUPLICAÇÃO BR-163
BR-163 em MS tem relicitação da concessão autorizada pelo governo federal
GUERRA DA VACINA
Bolsonaro diz que não comprará vacina chinesa, mesmo se aprovada pela Anvisa
RIO PARANA
A pedido do Governo de MS e PR, União autoriza estudo para obra viária em Taquarussu e região
COMODIDADE
Totens de serviços do Detran-MS prometem agilizar atendimento
ELEIÇÕES 2020
Promotores Eleitorais propõem 371 ações de impugnações de registro candidaturas em MS
OBRAS PARALISADAS
Novo prefeito terá desafio de criar 3 mil vagas nas creches em Dourados
MS 43 ANOS
Com investimentos do Estado, Itaquiraí entrega moradias e estimula geração de empregos