Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DEPUTADO BARBOSINHA

Barbosinha é contra aumento de 13,53% em pedágio da BR-163 e diz que valor é abusivo

25 Mai 2022 - 16h11Por LUCIANA BONFIM / ASSESSORIA

O deputado estadual Barbosinha (PP-MS) se posicionou contrário ao aumento de 13,53% no valor do pedágio da BR-163. Em seu pronunciamento, na sessão desta quarta-feira (25), o parlamentar disse que o reajuste é abusivo, ao repercutir matéria do jornal Correio do Estado divulgando pedido da CCR MSVia a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para reajustar a tarifa de pedágio a partir do dia 10 de junho.

O percentual para o incremento é baseado no Índice de Reajuste Tarifário (IRT) que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulou 13,53%, de março do ano passado a abril deste ano.

Mesmo o reajuste sendo assegurado no termo aditivo de relicitação assinado em junho de 2021 o deputado considera que o novo valor, mais alto do que o praticado atualmente, não é justo para os motoristas que utilizam a estrada. Na contramão do que solicita a empresa, o deputado defende que haja uma redução no preço do pedágio.

“Durante todo esse tempo a Concessionária tem recebido um valor de tarifa cheia do pedágio sem ter feito todos os serviços propostos. Tão logo iniciou a cobrança apenas 20% haviam sido executadas, as obras de acessos, melhorias como viadutos e passarelas sequer foram construídas. Já não é justo com a população pagar pelo benefício que não existe, quanto mais ter esse valor reajustado”.

Barbosinha também defende que a União assuma a administração da rodovia. “Esperamos que o Governo Federal declare caducidade, permitindo que a União assuma a BR-163 sem ressarcir a Concessionária, medida legal apontada em um relatório interno feito pela ANTT”, defendeu.

Não é de hoje que o deputado faz duras críticas ao valor do pedágio na BR-163. Em 2019 Barbosinha defendeu e fez pressão política para tentar manter a Portaria da ANTT, com adesão de vários parlamentares à causa, pela redução da tarifa.  Na época os valores caíram 53,94%, medida que ficou válida por um curto período de horas após a Concessionária reverter judicialmente a decisão junto ao TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), emitida pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso, que suspendeu a redução tarifária.

O pronunciamento do deputado foi somado aos demais deputados. Pedro Kemp (PT), Herculano Borges (Republicanos), Amarildo Cruz (PT) e Coronel David (PL) concordaram que o reajuste não deve ser aprovado pela ANTT já que a CCR MSVia não cumpriu o contrato e abandonou a obra de duplicação da BR-163. Todos defenderam que uma nova empresa assuma a administração do trajeto. 

Barbosinha disse que pretende cobrar uma posição contrária da ANTT quanto ao reajuste e conclamou a todos os parlamentares para se somar na defesa dos consumidores que utilizam a BR-163.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
Fotos: Ricardo Agra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido