Menu
SADER_FULL
terça, 19 de outubro de 2021
Busca
DEPUTADA MARA CASEIRO

Aniversário de MS marca protagonismo feminino de Mara Caseiro na história do Estado

12 Out 2021 - 09h54Por Elias Ferreira / Lupa News

Os 44 anos de idade do Mato Grosso do Sul celebrados neste dia 11 de outubro, marcam também o protagonismo da deputada estadual Mara Caseiro no contexto político atual. Ela é a primeira mulher na história do Estado a ser líder do governo no parlamento, com ação destacada pela sua habilidade em encaminhar e defender as demandas do Executivo. Além do ineditismo na liderança do governo, Mara Caseiro, do PSDB, é também a única mulher com assento na Assembleia.

Com uma trajetória política e eleitoral de destaque no Estado, Mara foi prefeita de Eldorado antes de conquistar dois mandatos seguidos de deputada estadual (2010/2018). Na atual legislatura, ela era a primeira suplente e ascendeu ao Parlamento com a vacância de Onevan de Matos (PSDB), que morreu de covid 19 em novembro de 2020.

Mara Caseiro com a primeira dama do Estado, Fátima Azambuja e de Maracaju, Meire Calderan, sinalizam contra a violência às mulheres. Abaixo, a deputada com Silvana Centenaro e Alini Oliveira e os vereadores Adãozinho e Rodrigo, de Rio Brilhante: Atenção aos municípios

Com um perfil conciliador, Mara Caseiro se notabilizou como uma deputada acessível na Assembléia, que busca o diálogo com seus pares e a discussão com a sociedade sobre temas de relevância que chegam no parlamento. Outro ponto de destaque em sua atuação é a coragem em assumir posições firmes na defesa de idéias, mas sem ser radical em seu encaminhamento.

Além de quebrar paradigmas na função de líder do governo, Mara Caseiro também se destaca pela foma de condução e orientação da base de apoio na Casa de Leis. A habilidade da deputada se transforma em resultados para o governo, que tem conseguido aprovar as matérias de seu interesse  com muita tranquilidade. A atuação de sua líder é apontada como um grande facilitador para a governabilidade, conforme apontam experientes analistas políticos.

LUTAS VIRAM REALIDADE

A atuação determinada de Mara Caseiro neste ano de 2021 na Assembléia Legislativa marca, também, avanços na luta das mulheres do Estado no enfrentamento a não violência e ao feminicídio. A deputada conseguiu a aprovação de duas leis estaduais de combate a violência contra as mulheres, uma luta de décadas que se transformou em realidade no presente. A “Lei Mara Caseiro do Sinal Vermelho (5.703/2021)” e a lei 5.699/2021 são armas das mulheres contra a violência doméstica, o abuso e a importunação sexual.

Mara entre Eduardo Riedel (e) e Reinaldo Azambuja: Sonho do asfalto entre Eldorado e Porto Morumbi será realidade

No campo da infraestrutura urbana e rural, o asfalto para a estrada do distrito de Porto Morumbi, em Eldorado, é outra entre tantas obras que Mara conseguiu destravar. A pavimentação deste trecho era uma luta antiga, encampada pela deputada desde quando ainda era prefeita.

MUNICIPALISTA

As atribuições de líder do governador Reinaldo Azambuja(PSDB) não afastam de Mara Caseiro de suas ações de mandato. Como já foi prefeita de cidade do interior, ela conhece bem os desafios dos municípios. Ela tem no municipalismo sua base atuação e seu gabinete recebe a visita constante de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias, onde apresentam demandas que se tornam bandeiras de seu mandato. Outro diferencial é seu time na assessoria, formado por articuladores habilidosos e profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

Com a vereador Iris Gabriela, Mara reforça luta em defesa das mulheres, pela cultura e em favor da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Nova Alvorada do Sul

Leia Também

AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
Fotos: Guilherme Pimentel AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel destaca retomada econômica no lançamento do Sebrae Aero Rancho
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo dá prosseguimento aos investimentos na MS-165, que visa implantar a rodovia Sul-fronteira
CPI foi aberta após questionamentos quanto supostos abusos na prestação de serviços pela concessionária - Crédito: Divulgação CPI DA ENERGISA
CPI da Energisa será retomada semana que vem em MS
Elaine Paes, SAD OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Agepan, confira as vagas
CARTÃO MAIS SOCIAL EM MS
Mais de 30 mil famílias carentes já tiveram acesso ao cartão do "Mais Social"
SAD CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL
SAD define banca organizadora do concurso da Polícia Civil
SANESUL CONCURSO PÚBLICO - SANESUL
De Biólogo a Psicólogo, faça sua inscrição aqui para o concurso da Sanesul com 74 vagas
MARA CASEIRO AÇÕES DEPUTADA MARA CASEIRO
Deputada pede melhorias na estrutura do Programa Vale Renda de Naviraí
João Prestes, Semagro ICMS ECOLÓGICO
Definidos os índices provisórios do ICMS Ecológico, que em 2022 vai contemplar 77 municípios