Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
POLÍTICA

Acordo entre rivais inclui volta do PMDB à prefeitura em 2016

17 Fev 2014 - 15h49Por CONJUNTURA
Prestes a ser selado, apesar de focos de resistência, o acordo de aliança entre PT e PMDB em Mato Grosso do Sul incluiria a volta dos peemedebistas à prefeitura de Campo Grande em 2016, asseguram interlocutores palacianos. 
 
A proposta de aliança voltou a ser amplamente discutida na quinta-feira em Brasília entre o governador André Puccinelli (PMDB) e o ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, a mando da presidente Dilma Rousseff, principal interessada no alinhamento político entre os dois grupos adversários. 
 
Principal articulador político do PMDB no Estado, André Puccinelli foi aconselhado pelo ministro a convencer os correligionários a abrir mão de candidatura própria para apoiar o senador Delcídio do Amaral (PT) nas eleições de outubro. 
 
O sonho do PMDB é reassumir o comando da prefeitura da Capital depois de perder uma hegemonia de mais de duas décadas à frente do maior reduto eleitoral de Mato Grosso do Sul. 
 
Pelo projeto, o nome de André Puccinelli teria o aval dos petistas nas eleições de 2016 para suceder o prefeito Alcides Bernal (PP). Entretanto, ninguém dos dois partidos confirma essa estratégia de acordo antecipada. 
 
Apesar da pressão do Palácio do Planalto, o governador considera a tarefa difícil pelo fato de o PMDB já ter lançado a candidatura do ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, ao governo estadual. Mesmo assim, prometeu transmitir os apelos dos líderes petistas ao diretório regional do partido, a quem cabe a incumbência de decidir sobre o assunto. 
 
Nesse caso, o eventual recuo do PMDB só poderá ser decidido em nova reunião a ser convocada pelo presidente regional, deputado estadual Júnior Mochi, ou em convenção, durante a qual só podem votar os membros do diretório e os delegados dos diretórios municipais. 
 
Analistas acreditam que se a proposta de aliança com o PT for submetida à convenção o ex-prefeito Nelsinho Trad corre o risco de ser preterido, uma vez a maioria dos convencionais foi indicada por André Puccinelli. 
 
“Eu vou passar para o diretório”, revelou André Puccinelli, em entrevista na Capital, referindo-se ao pedido de Mercadante. 
 
Na conversa com o ministro, o governador adiantou que a proposta enfrenta resistência porque o PMDB, além da candidatura de Nelsinho, tem como pré-candidata ao Senado o nome da vice-governadora Simone Tebet. 
 
O governador lembrou ao ministro que, em 2012, conversou com a nacional do PT já pensando na possível aliança com os petistas para o pleito deste ano. 
 
Ele contou que à época sugeriu, em troca de apoio, a vaga à candidatura de vice-governador para Nelsinho Trad e o Senado para Simone Tebet. No entanto, teve a proposta rejeitada pelos petistas. 
 
A tentativa de aproximação ocorreu à época em que o PT liderava com folga as pesquisas para consumo interno, no entanto, os adversários aceitaram apenas ceder à vaga de vice. Com a mudança do cenário político, os petistas estão dispostos a abrir mais espaço na chapa majoritária, deixando o PMDB ocupar também o Senado. 
 
A chapa majoritária a ser encabeçada por Delcídio teria como vice um nome a ser indicado pelo PR, desde que não seja o deputado federal licenciado Edson Giroto, vetado por petistas. André Puccinelli concorreria ao Senado tendo como suplente Nelsinho Trad. Nesse caso, Simone concluiria o segundo governo do PMDB. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS