A chuva forte e as rajadas de vento de até 80 km/h derrubaram árvores em diferentes regiões de Dourados na manhã desta terça-feira (13). Embora a Defesa Civil não tivesse recebido chamados inicialmente, ocorrências foram registradas ao longo do dia e mobilizaram equipes para remover as árvores e liberar as áreas atingidas.
As quedas ocorreram na Rua Gustavo Adolfo Pavel, no II Plano; na Rua Iguassu, no Jardim Universitário; e na Rua Manoel Santiago, no Jardim Itaipu. Também houve registros no Jardim Esplanada e no Parque dos Ipês.
Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, atuam nos locais. Até o momento, não há registro de feridos, risco à vida ou grandes prejuízos financeiros relacionados às ocorrências atendidas.
Segundo o Guia Clima da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a chuva desta terça-feira acumulou 12,2 milímetros até o meio-dia. Somado ao volume registrado entre 1º e 12 de outubro, o total chega a 213 milímetros — cerca de 44% acima da média histórica de 148 milímetros para todo o mês.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana, informou que as equipes trabalham de forma integrada para atender às ocorrências e reduzir riscos à população. Por volta das 15h, voltou a chover forte na cidade.
Desde 2025, uma força-tarefa coordenada pelo Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) identifica e remove árvores condenadas. O trabalho também prevê o replantio de mudas para substituir as árvores retiradas.
A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e orienta os moradores a comunicar situações de risco pelo telefone 199.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
FURIA DA NATUREZA
Temporal destelha 25 casas, derruba 20 árvores e afeta estradas em cidade do MS (video)
TRAGICO ACIDENTE
Jovem que morreu em capotamento na MS-157 era cantor
ACIDENTE FATAL
Motociclista morre após colisão com carreta e caminhonete na BR-060 no MS
TRAGICO ACIDENTE
Motorista morre preso às ferragens após carreta com milho tombar em rodovia de MS
ACIDENTE FATAL
Técnica de enfermagem morre após moto ser atingida por carro em Dourados
Mais Lidas
FURIA DA NATUREZATemporal destelha 25 casas, derruba 20 árvores e afeta estradas em cidade do MS (video)
ACIDENTE FATALMotociclista morre após colisão com carreta e caminhonete na BR-060 no MS
TRAGICO ACIDENTEJovem que morreu em capotamento na MS-157 era cantor
LUTO FÁTIMA DO SULCom tristeza Fátima do Sul se despede da Pioneira Ana Maria
TEMPORAL

