Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
presídios de MS

Superlotados, presídios de MS têm 41% dos homens e 79% das mulheres envolvidos com drogas

4 Set 2014 - 15h58Por 94 FM

Com um déficit estimado em mais de 6,5 mil vagas, o os presídios do Estado estão lotados principalmente por criminosos envolvidos com drogas. De acordo com o Relatório do Sistema Carcerário de Mato Grosso do Sul, minucioso levantamento feito pela Seccional da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), 41,92% dos homens presos cometeram crimes previstos na Lei de Drogas. No caso das mulheres, essa proporção chega a 79,45%.

Especialistas em segurança pública ressaltam que esse índice é motivado pelo fato de o território sul-mato-grossense ser corredor para o tráfico internacional de drogas. Traficantes aproveitam a extensa fronteira seca com Paraguai e Bolívia para atravessar toneladas de entorpecentes.

Conforme o levantamento feito pela OAB-MS com informações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), as unidades penais do Estado abrigavam em janeiro deste ano 12.431 presos, dos quais 11.264 são homens (90,61% do total) e 1.167 mulheres (9,39%).

Da população carcerária masculina, 41,92% estão presos por crimes previstos na Lei de Drogas (Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006). No caso das mulheres, são 79,45% do total detidas por infrações como adquirir, guardar, manter em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal, além de mesmo para consumo pessoal, semear, cultivar ou colher plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

As outras infrações penais envolvidas nas prisões apresentam índices muito inferiores. Os crimes contra o patrimônio correspondem a 24,66% dos presos homens e 11,24% das mulheres. Na mesma ordem, os crimes contra as pessoas têm 14,97% e 3,84%. Outros crimes apresentam 10,47% e 3,52%, respectivamente. E os crimes contra dignidade sexual correspondem a 7,98% da população carcerária masculina e 1,95% feminina.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia DOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
FATALIDADE
Piscineiro morre após cair e se afogar em piscina em MS
ASSASSINATO
Sul-mato-grossense é assassinado em fazenda de São Paulo
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS