Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
domingo, 14 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Seminário debate enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

4 Out 2025 - 07h08Por Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead

O Seminário do Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será realizado em 7 de outubro, na Escola Superior da Defensoria Pública, em Campo Grande. O evento será presencial e oferecerá 120 vagas destinadas a profissionais da rede de proteção, entre eles assistentes sociais, conselheiros tutelares e de direitos, psicólogos, educadores, membros do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, além de representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.

A programação foi estruturada para promover debates técnicos, jurídicos e sociais sobre a Lei nº 13.431/2017, que institui o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e o Decreto nº 9.603/2018, que regulamenta a escuta especializada e o depoimento especial no país.

Entre os temas em discussão estarão a ação intersetorial e a governança local na aplicação da legislação, as experiências dos Comitês de Gestão Colegiada, o fortalecimento da rede de atendimento, o enfrentamento dos crimes cibernéticos e o protagonismo juvenil.

O encontro contará ainda com a assinatura da Carta Compromisso para implantação dos Comitês de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, além do pré-lançamento do livro “Infâncias em Pirá Semá”, elaborado em parceria com instituições estaduais e nacionais.

A iniciativa busca fortalecer a articulação entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, compartilhar boas práticas, propor estratégias conjuntas para aprimorar o atendimento e a proteção e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade sobre a relevância do tema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de outubro no Portal de Cursos da Escolagov. Os participantes receberão certificação.

Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

DESAPARECIDO
Você viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
SEGURANÇA PUBLICA
Sejusp recebe lideranças indígenas e discute melhorias para aldeias de Dourados
Fotos: Arquivo/Jornal da Nova A TIROS
Homem e mulher morrem após ataque a tiros
Colisão entre caminhonete e carreta deixou danos materiais significativos na MS-480, em Anaurilândia - Fotos: WhatsApp/Jornal da Nova ACIDENTE NAS ESTRADAS
Batida frontal com carreta deixa Dodge RAM destruída, condutor foi preso no local
PLANTÃO POLICIAL - MORTE A ESCLARECER
Homem é encontrado morto em quarto de motel

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
Ana Célia de Medeiros Santana Vicente será a primeira mulher a presidir a ACIFAS. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIAFÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIA
Ana Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026