Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 14 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Uol

Quadrilha fraudou Enem 2013 em Barbacena (MG), diz Polícia Civil

19 Dez 2013 - 15h30Por Uol

Uma quadrilha especializada em fraudar vestibulares de medicina de faculdades particulares conseguiu repassar gabaritos para candidatos durante a prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo a Polícia Civil. O caso teria acontecido em Barbacena (a 169 km de Belo Horizonte).

A quadrilha agia da seguinte forma: integrantes conhecidos como "pilotos" faziam a prova e saíam rapidamente dos locais do exame, fornecendo o gabarito aos coordenadores da organização que, por sua vez, repassavam as respostas para os candidatos via SMS ou ponto eletrônico. Os estudantes pagavam entre R$ 70 mil e R$ 100 mil.

Nesta quinta (19), a Polícia Civil encaminhou o caso para a Polícia Federal, que recebeu 30 gravações telefônicas, dois cadernos amarelos do Enem 2013 apreendidos com um dos chefes do grupo e mensagens de celular com parte dos gabaritos. Em outras conversas, os integrantes do grupo comemoravam o índice de acerto das provas.

A investigação durou mais de nove meses e já reuniu mais de 3.000 páginas em um inquérito policial. Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta, o delegado federal Paulo Henrique, que vai conduzir o caso a partir de agora, disse que "há fortes indícios de fraude pontual no Enem". A PF vai tentar identificar os candidatos que se beneficiaram do golpe.

A operação da Polícia Civil foi chamada de "Hemostase" e já prendeu 36 pessoas suspeitas de envolvimento com fraudes em vestibulares de medicina.

Nenhum beneficiado

Em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disse que está acompanhando o caso junto à Polícia Federal e que até o momento "não existe qualquer elemento que indique, mesmo de forma pontual, que qualquer candidato tenha sido beneficiado".

Ainda de acordo com o órgão, os candidatos identificados, que tiverem utilizado aparelhos eletrônicos durante as provas, serão eliminados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FOGO
INCÊNDIO NA MADRUGADA: Fogo destrói lanchonete, invade loja e queima várias motocicletas, VEJA FOTOS
CRIME A ESCLARECER
Homem é executado ao parar com Mercedez em semáforo
CARA DE PAU
Cliente põe o próprio cabelo em lanche e tenta não pagar. VEJA O VÍDEO
VIOLENCIA DOMESTICA
Veterinária é agredida por ex-namorado médico e diz que tem medo de dormir em casa
CRIME DE PISTOLAGEM
Pistoleiros chamam por rapaz no portão que é executado com tiros em Itaquirai
FÁTIMA DO SUL - ACIDENTE
Motociclista sofre traumatismo e fica gravemente ferido após acidente em Fátima do Sul
A CASA CAIU
Caçadores são surpreendidos pela PMA com armadilha, ceva, rifle e munições para caça ilegal
JACARÉ
Morador de rua é achado morto em praça de cidade do MS
CORPO SUMIU
No enterro da mãe, filha descobre que corpo do pai sumiu em Campo Grande
FATALIDADE
Adolescente morre após encostar em carregador que estava na tomada