Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
DE DENTRO DO PRESÍDIO

Presos tentavam extorquir até R$ 5 milhões de políticos e médicos

Foram presos Fábio Alves, Diego Sirqueira e Celso Roberto Costa; a princípio a quadrilha enviava cartas redigidas para as vítimas e para familiares ou amigos

23 Out 2019 - 06h52Por Midiamax

Três homens foram presos preventivamente mediante mandado na segunda-feira (21), após a Polícia Civil descobrir rede de extorsão que tinha como alvos médicos, advogados e políticos de Campo Grande. Toda articulação era comandada de dentro de presídios e facilitada pelo uso de celulares.

A delegada Ana Cláudia Medina, titular da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) e responsável pelas investigações informou que um político procurou a polícia em fevereiro para revelar as ameaças e extorsões. A partir daí toda rede foi descoberta e resultou na prisão de Fábio Alves, Diego Sirqueira e Celso Roberto Costa.

Fábio cumpre pena por participação no assalto a banco ocorrido em abril deste ano, em Coronel Sapucaia. Já Celso Roberto é ex-funcionário público, condenado em 2012 por estelionato. A delegada Medina afirma que a quadrilha era muito bem articulada e que tentou extorquir também pessoas próximas e de convívio das vítimas.

Modus operandi
A princípio a quadrilha enviava cartas redigidas para as vítimas e para familiares ou amigos. Segundo a delegada Medina, a forma como as cartas eram entregues revelam a meticulosidade da quadrilha. Os suspeitos redigiam as cartas e jogavam, por exemplo, na frente de um comércio do aeroporto. Ao mesmo tempo, ligavam de telefone público para um moto-táxi para buscar a carta.

Na ligação, diziam para o moto-taxista que a carta estava em determinado comércio. Depois ligavam para funcionários da loja dizendo que tinham deixado a carta cair e o moto-taxista iria buscar. Endereço e dinheiro ficavam com o envelope e o moto-taxista fazia a entrega sem saber para quem estava levando a carta.

O conteúdo da carta era sempre dados sobre a vida da vítima com ameaças para extorsão. Os presos sempre diziam que eram membros de facção criminosa, o que teria feito as vítimas ficarem assustada e até evitarem procurar a polícia. Depois, quando um político procurou a delegacia e a investigação começou, os presos também ficaram sabendo.

A partir daí eles começaram a enviar mensagens de texto para as vítimas. No entanto, eles registravam os celulares que usavam de dentro dos presídios no CPF dos alvos, então era como se a vítima estivesse enviando a mensagem para ela mesma. No conteúdo, mais ameaças e tentativas de extorsão. A informação é de que nenhuma vítima chegou a fazer transferência de dinheiro aos acusados.

A polícia não divulgou o conteúdo das mensagens ou das cartas, mas informou que nas ameaças os presos chegavam a dizer que sabiam os carros que as vítimas usavam ou os trajetos delas e horários que deixavam os filhos nas escolas, provocando mais medo nos alvos. As vítimas chegaram a pensar que eram seguidas pelos bandidos.

Rede de extorsão
Para tentar ganhar dinheiro a qualquer custo, os acusados passaram a ameaçar e tentar extorquir familiares das vítimas. No total chegaram a enviar ameaças a aproximadamente 12 pessoas. Mesmo assim, sem conseguirem valores, passaram a vender informações sobre a vida das vítimas.

As informações teriam chegado até a fronteira e até mesmo um jornalista chegou a ser procurado pelos presos, para que pagasse para ter informações sigilosas das vítimas, segundo a polícia. Além dos três homens que foram presos, a mulher de um deles está detida temporariamente e seria quem articulava os crimes de fora do presídio.

Outros detentos também já foram identificados como membros dessa organização, mas segundo a delegada os detidos seriam os mentores. A operação, nomeada Extortio, teria sido apelidada no meio policial como ‘La Casa de Papel’, já que a polícia procurava o ‘Professor’, mentor de toda articulação.

As investigações continuam e celulares foram apreendidos com os detentos. A delegada Medina pontuou que a facilidade do uso dos aparelhos dentro dos presídios permitiu toda a ação dos presos, já que através dos celulares eles faziam os cadastros de CPF das vítimas, pesquisavam a vida dos alvos, salvavam mapas, entre outras informações.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO ESPANCADO
Homem é espancado por populares após tentar estuprar adolescente durante voltinha de moto em MS
CLAMA POR JUSTIÇA
Mãe de gari atropelado clama por justiça em Mato Grosso do Sul
PERSEGUIÇÃO EM MS
Caminhonete tomba após 25 km de perseguição e jovem é preso pela PRF
COVARDIA
Marido usa pedaço de pau para espancar esposa na frente das crianças em MS
BRIGA ENTRE VIZINHOS
Conflito entre vizinhos termina em pauladas em MS

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS