A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) inicia, no próximo dia 18 de março, em Campo Grande, um novo ciclo de qualificação voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. A iniciativa prevê a capacitação de 200 policiais militares de diferentes municípios do Estado, reforçando a atuação da corporação no atendimento e na proteção de mulheres vítimas de violência.
A formação integra o Curso In Company – Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar: desafios e caminhos na Polícia Militar, que será realizado nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Deville. A abertura oficial do curso será marcada também pela solenidade de outorga da Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha, honraria concedida a civis e militares que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.
Durante a capacitação, os policiais terão acesso a conteúdos voltados à atualização de protocolos de atendimento, aspectos legais e procedimentos operacionais relacionados ao Programa Mulher Segura (Promuse), estratégia da Polícia Militar voltada ao acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.
Por meio do programa, a PMMS realiza o monitoramento de casos, fiscalização de medidas protetivas de urgência, visitas técnicas às vítimas e encaminhamentos à rede de atendimento especializada. A formação busca fortalecer a padronização das ações policiais e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população.
O curso contará com palestrantes de renome nacional, com experiência na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de especialistas com atuação no Sistema de Justiça e na área de Segurança Pública.
Reconhecimento
Instituída em outubro de 2023 por ato do Governo do Estado, a Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha dá continuidade ao legado do prêmio que leva o mesmo nome e homenageia a memória da oficial, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem de forma significativa para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Mais do que uma condecoração, a honraria simboliza o reconhecimento da corporação àqueles que, com sensibilidade e compromisso, atuam na proteção da dignidade feminina e na construção de uma sociedade mais segura para as mulheres sul-mato-grossenses.
A iniciativa também reforça o compromisso institucional da Polícia Militar com a humanização da atividade policial, o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres e a ampliação da participação feminina nas forças de segurança.
A solenidade de outorga da medalha e a abertura do curso serão realizadas no dia 18 de março, às 8h, no Hotel Deville, em Campo Grande.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
TRAGÉDIA
Quem são as 5 vítimas de acidente de helicóptero que matou o cantor Rick
TRAGICO ACIDENTE
Árvore cai e mata motociclista entre Vicentina e Jateí na BR-376
TRAGICO ACIDENTE
Morre criança atropelada por ônibus em cidade do MS
CASO DE POLICIA
Homem morre em confronto com policiais do Garras em MS
TRAGÉDIA
Cantor Rick, da dupla com Renner, estava em helicóptero desaparecido em Santa Catarina
Mais Lidas
RegiãoHomem que havia sido dado como desaparecido no Rio Dourado em Fátima do Sul é encontrado em casa
DESAPARECIDOBombeiros realizam buscas por homem que pode ter desaparecido no Rio Dourados em Fátima do Sul
EXECUÇÃOQuadrilha é presa após invadir casa e matar três pessoas a tiros na frente de criança em MS
ATAQUEAtaque a tiros em residência deixa três mortos e adolescente ferido em MS
ACIDENTE FATAL

