Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Polícia Científica de MS é destaque em curso nacional de genética forense após auditoria positiva

14 Mai 2024 - 07h29Por Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação Polícia Científica

A excelência demonstrada durante a última auditoria realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) rendeu à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul um papel de destaque no curso de Perícia em Genética Forense com ênfase na formação de Gerente da Qualidade, ocorrido de 6 a 10 de maio em Brasília.

A auditoria, realizada no mês de abril no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) da instituição, confirmou a adesão do instituto aos altos padrões de qualidade exigidos, com uma avaliação minuciosa de todos os aspectos operacionais, desde a coleta de amostras até a documentação e manutenção de registros.Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação Polícia Científica

Em reconhecimento ao seu desempenho, a Polícia Científica foi convidada a compartilhar sua experiência no laboratório de Genética Forense sobre como alcançou um nível notável de total conformidade. Priscila Tognetti de Lima, chefe  Divisão de Biologias e Bioquimicas (DBB) e perita criminal, representou o instituto.

"É uma honra compartilhar nossas práticas que garantem a integridade e a precisão dos processos forenses", disse Josemirtes Prado da Silva, diretora do IALF.

O evento contou com a presença de representantes de cada instituição dos 26 estados de perícia oficial do Brasil, proporcionando um fórum para a discussão de práticas de qualidade, auditorias internas e conformidade com normas internacionais, como a ISO 17025. Os participantes também discutiram técnicas de melhoria contínua, fortalecendo a rede de profissionais no campo da genética forense.

Esta participação demonstra o compromisso de Mato Grosso do Sul com a qualidade e o desenvolvimento contínuo das ciências forenses no país.

DNA Forense

Os exames de DNA realizados pela Polícia Científica são fundamentais para a identificação de amostras biológicas coletadas de suspeitos e/ou vítimas, além de vestígios biológicos em locais de crime. Os vestígios de origem biológica recolhidos são levados ao laboratório, onde são submetidos a exames para a obtenção de perfis genéticos.

Estes perfis são utilizados para comparações futuras em bancos de dados de suspeitos ou diretamente com suspeitos identificados pela investigação.  Além disso, o DNA forense é utilizado para estabelecer relações de paternidade em casos criminais e civis.

O Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) e a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG)  da qual Mato Grosso do Sul e todos os estados do Brasil fazem parte, são coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é uma base de dados gerenciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil, que armazena perfis genéticos coletados em investigações criminais.

O BNPG auxilia na identificação de pessoas desaparecidas, na resolução de crimes, especialmente sexuais, e integra uma rede nacional para facilitar o intercâmbio de informações entre diferentes estados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Divulgação/Redes sociais DESPEDIDA
Jovem militar que morreu de infarto fulminante sonhava em ser voluntário
Comunicação Agepen AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Polícia Penal fará exercício de defesa na Máxima com simulação e tiros sem munição real
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP News CRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Corpo foi encontrado algumas quadras depois da residência do casal  Foto: Mateus Nunes/TV Morena CRIME EM MS
Para salvar irmã de agressão, jovem mata cunhado com golpe de faca em MS
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo delegado-geral assume comando do trabalho da Polícia Civil de MS de repressão à criminalidade

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa
 FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Ricardo dos Santos, pai do Jacaré, Pax Oliveira informa sobre velório