Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
região de fronteira

Polícia apresenta quadrilha que assaltou pelotão da PM e dois bancos no interior de MS

10 Dez 2013 - 16h33Por Mídia Max

O Garras, a Polícia Federal, a Polícia Civil de Ponta Porã, o Defron e o DOF desarticularam uma quadrilha especializada em assaltos a agências bancárias em municípios do interior do Estado.  Nove pessoas foram presas por dois roubos, o primeiro em 5 de dezembro de 2012 no município de Aral Moreira e o segundo no dia 30 de novembro na cidade de Antônio João. Outras duas pessoas já foram identificadas e a polícia diz acreditar que outros ainda estejam envolvidos.

Foram presos Valdecy José de Araújo, 47 anos, conhecido como ‘Velho’ ou ‘Baby’, o líder da quadrilha. Mauri Nunes da Costa, 33 anos conhecido como ‘Poconé’, José Rodrigo Halke Domingues, ‘Luty’ de 28 anos, Bábio Wilhans Rodrigues Miranda, chamado de ‘Piroca’, de 33 anos, Ronaldo de Almeida Cardoso, ‘Negão do PCC’ de 47 anos e Bruno Alberto de Souza, o ‘Buguinho’ mais novo da quadrilha, com 22 anos. Também foram detidos o policial paraguaio Antolin Gaona Zayas, e o policial militar de Antônio João, Márcio Rodrigues.

Segundo o delegado titular do Garras Alberto Vieira Rossi, essa é uma quadrilha especializada em assaltos a estabelecimentos bancários. “Nós já vínhamos investigando desde o roubo em Aral Moreira, depois eles realizaram outro roubo com as mesmas características em Antônio João e a partir da prisão de Mauri conseguimos encontrar o restante da quadrilha”, fala.

Novo Cangaço

Além desses roubos a quadrilha também fez os mesmos crimes nas cidades Paraguaias de São Cristovão, Rosário e Cidade del Leste.  De acordo com o delegado Vieira Rossi a quadrilha age de forma mais ofensiva, como um “Novo Cangaço”. Os bandidos rendem as forças policiais de municípios pequenos, fazem vários reféns e assaltam as agências bancárias dos locais, sempre em grande número de integrantes da quadrilha.

Mauri foi detido pela PF no dia 2 de dezembro e o restante da quadrilha foi preso no dia 5, em uma operação entre as forças policiais do Brasil e do Paraguai. Valdecy foi preso com identificação falsa, e contam em seu nome mais de 14 mandatos de prisão expedidos pela Justiça, com envolvimento direto a roubo a banco e a carro forte.

Fábio Wilhans foi detido com duas pistolas 9mm e uma carabina calibre 44. Ele seria responsável pela guarda de parte do armamento utilizada no assalto a Antônio João. Fábio também era um dos financiadores da quadrilha, contribuindo com R$15 mil reais para o roubo em Antônio João.

O cabo da PM preso teria participado de reuniões para o planejamento da ação do roubo e teria cedido um rádio HT para que a quadrilha monitorasse a comunicação dos carros da polícia. Não foram encontrados os armamentos roubados do pelotão da cidade de Antônio João.

O policial paraguaio preso seria responsável pela guarda do armamento e também pelos trajes utilizados no crime. Na sua casa, no Paraguai também foram encontrados entorpecentes e coletes roubados do  Bradesco de Antônio João. Ele também fornecia os veículos para a fuga.

De acordo com a polícia os homens vão responder processo por organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, falsidade ideológica e tráfico de entorpecentes. Segundo Vieira Rossi a quadrilha pode contar com até 15 integrantes ou mais. “Existem alguns membros de facções criminosas entre os envolvidos no assalto, mas nós ainda estamos investigando”, fala.

Roubo em Antônio João

Os criminosos roubaram armas do Pelotão da Polícia Militar da cidade, entre as armas foram levados um fuzil, uma espingarda calibre 12, duas pistolas ponto 40, dois coletes balísticos e os celulares dos policiais militares.

Os assaltantes ainda fizeram duas explosões para tentativa de abrir o cofre, quando policiais civis chegaram para oferecer apoio foram recebidos a tiros pelos criminosos que fugiram em dois carros, abandonando o da polícia com os policiais militares dentro.

Nealla Machado
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
plantão TENTOU ATROPELAR O PAI
Homem tenta atropelar o próprio pai após desentendimento em MS
SE A MODA PEGA!
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após canetada em cidade de MS
DEFESA DO PANTANAL
Para desenvolvimento sustentável do Pantanal, MS e MT formalizam cooperação com apoio de Ministério
OLHA O GOLPE!
Mulher denuncia golpe após comprar cachorro pela internet em cidade de MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS