A Policia Federal deflagrou hoje a Operação Esculápio, visando comprovar esquema de uso de diplomas e documentos falsos perante a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com objetivo de obter a revalidação e, desta forma, exercer a medicina no Brasil, inclusive, obter diploma da UFMT e, ainda, ingressar no Programa Mais Médicos do Governo Federal.
Foram deferidos, pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal/MT, 41 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em 14 Estados da Federação - em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As investigações tiveram início após a UFMT informar que manteve contato com as Universidades Bolivianas (Universidad Nacional Ecológica – UNE, Universidad Técnico Privada Cosmos – UNITEPC e Universidad Mayor de San Simon – UMSS), as quais confirmaram que dentre os inscritos no programa de revalidação, 41 pessoas nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas instituições.
Ao analisar os documentos encaminhados pela UFMT, a Polícia Federal constatou que, dos 41 inscritos no programa de revalidação, 29 foram representados por cinco advogados ou despachantes, que teriam sub-rogado outras pessoas para realizar a inscrição dos supostos médicos.
Os acusados serão intimados para prestarem esclarecimentos, podendo ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.
A operação recebeu esse nome em razão de que ESCULÁPIO é o Deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana.
A Polícia Federal do Espírito Santo também deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Diploma Distante, direcionada à apuração do fornecimento de diplomas falsos por entidade que atua no Espírito Santo.
A Operação em tela conta com a participação de cerca de 16 policiais, que deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, nos municípios de Colatina, Vitória, Vila Velha e Cariacica.
As investigações apontam que uma instituição oferecia à população cursos à distância, sem o respaldo legal. Os crimes apurados até o momento são o de estelionato e o de falsidade documental
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Homem é encontrado morto em via pública com ferimento na cabeça

Ambulância capota após colisão durante ultrapassagem na MS-395

Grupo executa homem com várias passagens pela polícia na fronteira de MS

Operação em MS e SC cumpre mandados contra grupo que estampava placas frias em veículos roubados 25

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
