Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
OPERAÇÃO NO PRESÍDIO

Penitenciária de Dourados recebe 2ª fase de operação de combate a comunicação ilícita nos presídio

14 Dez 2023 - 10h34Por Comunicação Agepen

Com cerca de 2,5 mil custodiados, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) - maior presídio de Mato Grosso do Sul - está recebendo nesta quinta-feira (14) ações da 2ª Fase da Operação Mute, com a realização de vistorias em celas, objetivando identificar e retirar celulares localizados de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.

A 2ª fase da Mute está sendo realizada desde a última segunda-feira em unidades prisionais de todo o país. A operação é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) e dos governos locais.

No estado, os trabalhos são coordenados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e sua Gisp (Gerencia de Inteligência do Sistema Penitenciário). Durante as ações, o passo inicial é interromper a comunicação com uso de tecnologia que embaralha o sinal e, em seguida, ocorre a busca aos aparelhos com revistas em pavilhões e celas.

Na PED, as vistorias iniciaram às 7h48 e contam com a participação de cerca de 70 policiais penais de Mato Grosso do Sul, entre operacionais do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), que atuam na retirada e contenção dos presos, e os servidores da penitenciária, que realizam as inspeções, além de integrantes da área de inteligência.

Os trabalhos são continuidade da ação iniciada na segunda-feira, no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, na capital, que teve participação de 80 policiais penais.

“A Operação Mute visa erradicar a comunicação ilegal em presídios, reduzindo os riscos associados à atividade criminosa organizada dentro e fora das prisões. Ao combater a comunicação ilegal entre detentos e organizações criminosas, estamos fortalecendo a segurança nas ruas, protegendo comunidades e prevenindo crimes que afetam diretamente a população”, destaca o diretor-presidente da Agepen, policial penal Rodrigo Rossi Maiorchini.

Segundo o dirigente, já faz parte do trabalho da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul a realização de inspeções rotineiras nos presídios, bem como adoção de medidas para dificultar o acesso dos detentos aos ilícitos.

O resultado das inspeções será divulgado pela Senappen ao fim dos trabalhos dessa 2ª fase da operação, em todos os estados, programado, incialmente, para o próximo dia 18.

Primeira Fase

Em Mato Grosso do Sul, a primeira fase da Operação Mute ocorreu em outubro, resultando na apreensão de 187 celulares, com vistorias em sete presídios da capital e interior, com a participação de 161 policiais penais, sob coordenação da Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e Diretoria de Operações da Agepen. Durante a ação, foram transferidos 16 internos.

Conforme a Senappen, no país, foram apreendidos 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Dez estados demostraram possuir rotina de controle efetiva com revistas frequentes e tiveram registro de zero celulares no interior das unidades prisionais. Ao todo, foram movimentados 55.919 presos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: RÁDIO CAÇULA TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Marido espanca esposa em recuperação de cesariana
Caso aconteceu no Parque do Lageado   (Reprodução/Google Maps) TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Mulher é ferida a tiros na frente da filha de 13 anos
Bombeiros na beira da cachoeira durante resgate do corpo (Foto: Henrique Kawaminami) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS TRAGÉDIA
Homem escorrega e morre na Cachoeira do Inferninho, ele estava com a esposa e filho
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOP CRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS
FOTO: JORNAL DA NOVA ACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376