Peixe pintado, com 1,52 cm de comprimento e pesando 40 kg foi apreendido em uma ação da Polícia Militar Ambiental com agentes do Imasul. Essa abordagem da Operação Big Fish II ocorreu no Rio Ivinhema, perto de Angélica.
O exemplar de pintado estava com dois pescadores amadores, que moram em Novo Horizonte e Itajobi, no estado de São Paulo.
O flagrante ocorreu durante fiscalização fluvial no Rio Ivinhema. O tamanho para captura de peixes dessa espécie permitida por lei é de no máximo 125 centímetros, mas o peixe tinha 152 centímetros. O pintado apreendido estava com um ferimento no ventre, causado pela ação de um objeto chamado ‘’bicheiro’’, usado para a retirada de peixes grandes.
Ainda segundo a PMA, os pescadores afirmaram que capturaram o peixe com a utilização de anzol de galho -petrecho proibido para pescador amador - e mostraram os pontos onde sete anzóis de galho deles estavam instalados, inclusive, o que capturou o pintado. Um barco, um motor de popa e sete anzóis de galho e um “bicheiro” foram apreendidos.
A pena é de um a três anos de detenção. Os infratores, de 39 e 50 anos também foram autuados administrativamente e multados em R$ 2.320,00 cada um. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar