Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 10 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
OPERAÇÃO PANTANAL

Operação Pantanal: com preparação e planejamento bombeiros mantém atuação em todo o MS

12 Jun 2025 - 17h00Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Com trabalho contínuo de preparação e planejamento para atuar nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, a Operação Pantanal 2025, realizada pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) se mantém em todo o Estado nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Atualmente as tropas realizam ações de prevenção e preparação, com reforço na permanência das onze bases avançadas localizadas em diferentes regiões do Pantanal. A distribuição dos militares em locais estratégicos do bioma, grante o combate – caso ocorram incêndios florestais – rápido e eficaz.

Com o aumento dos níveis dos rios na região pantaneira, não há focos de incêndios no bioma. Mesmo assim todas as ações necessárias para manter as equipes preparadas são realizadas, como o trabalho de conscientização sobre o uso e os riscos do fogo e a queima prescrita no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.

Foto: Álvaro Rezende

Foto: Bruno Rezende

“Adotamos as bases avançadas como um norte, aumentamos e estrurutra e permitimos novos usos, agreando mais valor para as comunidades atendidas. Temos um cronograma para as equipes, mantendo a operação contínua com a presença permanete proporcional ao ao fogo existente. As bases já estão ativadas e nossa preocupação é o bioma como um todo”, afirmou o major e subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, Eduardo Teixeira.

A instalação das bases avançadas em áreas remotas no Pantanal, em Mato Grosso do Sul – desde a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2024 –, ainda colabora com o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros. As estruturas (bases avançadas) contam com equipes em áreas remotas e de difícil acesso no bioma, o que contribuiu para impedir ocorrência de focos nas regiões onde estão instaladas.

As bases avançadas auxiliam na atuação mais eficiente no bioma. Para garantir a presença dos bombeiros nas onze diferentes áreas, equipamentos e veículos de combate a incêndio foram enviados em uma barca, pelo Rio Paraguai, saindo de Corumbá – em maio de 2024.

Com atuação planejada e organizada, o Corpo de Bombeiros desenvolve importante trabalho nas ações de controle e combate a incêndios florestais em todo o Estado. O apoio de diversas tecnologias contribui para a pronta resposta e efetiva extinção de focos – especialmente no Pantanal.

Fotos: Cabo Paulon/CBMMS

Neste ano já foram realizadas ações de combate a incêndios em áreas urbanas e rurais, formação de brigadas com a capacitação de pessoas para atuação direta na proteção de suas comunidades, capacitação de bombeiros militares em curso de prevenção e combate a incêndios florestais, além de cursos de condução de veículos 4x4 (Off road), operação de drone, manutenção em motomecanizado, condução de embarcações, entre outros.

“Em relação as medidas adotadas formamos mais de 200 militares nas especialidades, e mais de 600 brigadistas, mais de 200 militares do exército brasileiro. Temos as bases do Amolar, Redário e Forte Coimbra ativadas e em funcionamento, operando. Temos a base da Fazenda Lourdes, na Nhecolândia, montada”, exlicou o major Teixeira.

As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para monitoramento dos biomas e ações efetivas de combate a incêndios florestais contribuem de forma decisiva na preservação ambiental.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende (destaque)

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Comunicação Sejusp-MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Segurança fortalecida: Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de
SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs
POLÍCIA CIVIL DE FÁTIMA DO SUL FÁTIMA DO SUL - NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul
Fotos: Keila Oliveira e Gerson Walber/OAB/MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS reforça segurança na Penitenciária de Dourados com a entrega de equipamentos de ponta, e inaugura
Imagem Ilustrativa
Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon

Mais Lidas

POLÍCIA CIVIL DE FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul
Órgãos da menor foram doados pela família / Rede socialTRISTE NOTÍCIA
Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
Cb image default Hélio Fuliotto Neto, de 11 anos, foi encontrado sem vida na região do Naturafrig - Imagem: ReproduçãoTRISTE NOTÍCIA
Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
FOTOS: DETRAN/MSLEILÃO DETRAN/MS
Novo LEILÃO do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545, veja como PARTICIPAR