Menu
SADER_FULL
sábado, 5 de dezembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
JUNINHO DENTISTA NOVO
Penitenciária

OAB encaminha relatório sobre situação de presos da Phac

19 Fev 2014 - 16h49Por Dourados Agora

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), regional de Dourados, encaminhou relatório ao Ministério Público Estadual (MPE/MS) e ao Juízo de Execução Penal local, bem como a outros órgãos competentes, informando às autoridades sobre irregularidades da Penitenciária Harry Amorim Costa (Phac) denunciadas no último dia 10 de fevereiro.

Na ocasião, familiares de detentos fizeram um protesto e entregaram à Comissão de Direitos Humanos da OAB uma carta pela qual relatavam os problemas encontrados diariamente pelos encarcerados, bem como por pessoas que pretendem visitá-los. No documento, eles expuseram situações que vão desde à superlotação, até ao ‘constrangimento ilegal’ durante as revistas íntimas.

“Manifestantes externaram a preocupação com a situação em que vivem os internos da Phac, o clima de insegurança e a possibilidade de uma rebelião no referido estabelecimento penal; solicitaram ainda que os membros da CDH fizessem uma visita aos presos da Phac, pois os mesmos estavam em estado de alerta”, dizia trecho do ofício assinado pelo advogado Márcio Fortini, presidente da CDH da OAB de Dourados.

Entre os principais problemas denunciados pelos detentos e familiares estão: precariedade no atendimento médico; superlotação; problemas na assistência jurídica; dificuldade em obter progressão de regime prisional; opressão; celas sem ventilação e com falta de água; precariedade no saneamento básico e alimentação; falta de projetos de trabalho e educação; ofensa à intimidade das visitas, causando ‘constrangimento ilegal’.

Para tentar atender às reivindicações feitas pelos manifestantes no dia 10, a OAB enviou o relatório, além do Juízo de Execução Penal e do Ministério Público Estadual, também para a Coordenadoria das Varas de Execução Penal (Covep/MS), Conselho Nacional de Justiça, Câmara Federal de Deputados, Senado Federal, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PLANTÃO FÁTIMA NEWS FATALIDADE
Homem de 56 morre morre após ser acertado por objeto metálico enquanto roçava pasto
LUTO NA PM/MS
LUTO: Major Geter morre e comoção toma conta da PM de MS
Aglomeração de pessoas em festa interrompida ontem pela Guarda Civil Metropolitana, no Bairro Cidade Morena. (Foto: Assessoria GCM) CORONA FEST
CORONA FEST: Duas festas com quase 400 pessoas são encerradas pela Guarda
Menino de 8 anos estava em estrutura de concreto quando foi levado pelas águas. (Foto: Kísie Ainoã) TRAGÉDIA
Menino de 8 anos desapareceu em rio na primeira visita à casa do tio
FATAL
Paciente com Covid-19 e motorista morrem em acidente entre ambulância em MS
ACIDENTE FATAL
Colisão entre camionete e saveiro deixa um morto em Caarapó
AÇÃO DA PMA
Arrendatários de fazenda são presos por crime ambiental e explorar trabalhadores em Nioaque
HOMICIDIO
Mãe de adolescente morta procurou bombeiros para defender genro após homicídio em Caarapó
HOMICIDIO
Mãe de adolescente morta procurou bombeiros para defender genro após homicídio em Caarapó
EXECUÇÃO
Homem é executado e duas pessoas ficam feridas com tiros em MS