Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
segurança pública

Número de presos na Phac quase dobrou em quatro anos e 2,1 mil ocupam 700 vagas

23 Abr 2014 - 11h23Por 94 FM

A quantidade de presos que dividem as 700 vagas existentes na Phac (Penitenciária Harry Amorim Costa), em Dourados, não para de crescer. Segundo o promotor Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca, de 2010 até os dias atuais o número de detentos quase dobrou nessa unidade prisional. Esse cenário foi motivador para a instauração de um inquérito civil por parte do MPE (Ministério Público Estadual).

“Em 2010, quando eu assumi, na Phac nós tínhamos em torno de mil e cem internos. Nós estamos no início de 2014 e já estamos com mais de dois mil internos. Num período de três a quatro anos, do final de 2010 ao início de 2014, quase que duplicou esse número”, informa. “Numa unidade que caberia no máximo 700 internos, hoje a gente tem mais de 2 mil”.

INVESTIGAÇÃO

Albuquerque reconhece que essa proporção é muito grande e para evitar ainda mais problemas, decidiu instaurar um procedimento investigatório. Conforme noticiado pela 94 FM no dia 21 de março, o promotor apura “a problemática da superlotação” “e todos os problemas inerentes” na Phac através do Inquérito Civil nº 001/2014.

“A gente instaurou esse procedimento e é claro que não significa providências a curto e médio prazo, mas é para minimizar essa questão tanto no aspecto da superlotação quanto também no aspecto estrutural para atender esses presos nessa unidade”, explica. “É claro que é um problema que a gente está enfrentando. Temos acompanhado aqui na promotoria, mas não é um problema que a gente consegue resolver do dia para noite”.

ESTRUTURA PARA RESSOCIALIZAR

Ainda segundo o promotor, embora haja um excedente aproximado de 1,4 mil presos na Phac, a unidade penal de Dourados consegue atender bem seu propósito. “Claro que problema de superlotação no Estado e no Brasil nós temos tido e esse problema é dimensionado para todas as regiões, mas em Dourados em regime fechado nós temos uma unidade bem estruturada”, avalia. “A Phac hoje, embora com número excessivo de presos, proporciona trabalho, estudo e atendimento médico, na medida da proporção, para a grande maioria dos internos”.

No entanto, Albuquerque garante que não fecha os olhos para o fato de 2,1 mil presos viverem espremidos em 700 vagas na Phac. O promotor reconhece que a superlotação é fator que dificulta o trabalho de ressocialização dos condenados. “Uma unidade que serve para 500 presos às vezes sequer tem estrutura de servidor para dar educação e trabalho para receber os 500. Quando o número eleva para mil ou dois mil presos essa estrutura que muitas vezes não é adequada para aquele mínimo já se torna insuficiente também”, pondera. “É um problema crônico, mas temos enfrentado e aqui em Dourados a gente está tentando minimizar”.

SEMIABERTO

O que motiva o promotor de execução penal a acreditar que a Phac ainda tem solução são resultados que já obteve à frente da 8ª Promotoria. Ele recorda que do final de 2010 para 2011 a estrutura do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados estava totalmente inadequada. Isso motivou o MPE a ingressar com Ação Civil Pública contra o Governo do Estado, o que resultou na reforma total da unidade.

“Hoje a unidade onde ainda funciona o semiaberto está bem adequada, a direção tem administrado bem alguns problemas e a questão fundamental é que já tem a unidade nova construída e basicamente pronta. Mas a unidade hoje que ainda funciona já está também numa estrutura bem adequada para receber os presos”, pontua.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
BOLSA DE DÓLARES
Avião que caiu e pegou fogo no Paraguai, a 240 km de MS, levava bolsa com dólares
QUEIMADURA
Trabalhador sofre queimaduras com óleo quente em restaurante em MS
Grande apreensão
PRF apreende ônibus com quase 1,5 tonelada de droga em MS
FLAGRANTE
Adolescente é flagrado pela tia abusando do primo de 8 anos em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis