Uma mulher indígena da etnia Kaiowá morreu carbonizada após a residência onde morava ser atingida por um incêndio, na madrugada deste domingo (8), na comunidade Tekoha Paraguassu, no município de Paranhos.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima havia ingerido bebida alcoólica com conhecidos em uma casa próxima antes de retornar para o seu imóvel. Posteriormente, a residência pegou fogo e a mulher não conseguiu sair, falecendo no local. Há divergência sobre a idade da vítima: o registro policial aponta 44 anos, enquanto lideranças indígenas afirmam que ela tinha 35 anos.
A Assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul (Kuñangue Aty Guasu) publicou uma nota nas redes sociais denunciando o incêndio como um ato criminoso. Segundo as informações divulgadas pela organização, o corpo da mulher foi encontrado com 100% de carbonização. O grupo aponta o marido da vítima como o principal suspeito do crime, relatando que ele foi a última pessoa vista na companhia dela.
No manifesto, a assembleia expressou indignação com a morte e cobrou justiça. A organização destacou que o caso evidencia a realidade de violência, silenciamento e falta de proteção do Estado enfrentada por mulheres indígenas dentro e fora de seus territórios, exigindo uma investigação rigorosa por parte das autoridades.
A Polícia Civil informou no registro da ocorrência que as pessoas que consumiam bebida alcoólica com a vítima antes do ocorrido serão ouvidas na delegacia a partir desta segunda-feira (9), com o objetivo de esclarecer como se deu o início do fogo.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Paranhos inicialmente como incêndio em casa habitada e morte decorrente de fato atípico, e segue sendo apurado pelas autoridades competentes.
Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/policia/mulher-indigena-morre-carbonizada-em-incendio-marido-e-principal/237237/
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também
DESAPARECIDO
Você viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
SEGURANÇA PUBLICA
Sejusp recebe lideranças indígenas e discute melhorias para aldeias de Dourados
A TIROS
Homem e mulher morrem após ataque a tiros
ACIDENTE NAS ESTRADAS
Batida frontal com carreta deixa Dodge RAM destruída, condutor foi preso no local
MORTE A ESCLARECER
Homem é encontrado morto em quarto de motel
Mais Lidas
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBYElizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
DESAPARECIDOVocê viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
RegiãoA Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
COPA DO MUNDO 2026


