Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
ação ambiental

Justiça Federal de Dourados mobiliza população em ação ambiental

8 Set 2014 - 16h13Por Dourados News

A Justiça Federal em Dourados está mobilizando servidores, familiares, estagiários e diversos seguimentos da sociedade para participar no dia 21 de setembro, das 8h às 13 horas, do dia mundial de limpeza de rios e praias, um evento voluntário realizado no mundo todo, coordenado pela ONG americana The Ocean Conservancy.

Dourados, segunda maior cidade do Estado, repete problemas de desmatamentos, escoamento de dejetos agrícolas e domésticos nos córregos. Essa é a primeira vez que o evento é comemorado por aqui. O local escolhido para a ação é o córrego Laranja Doce que nasce numa reserva indígena e segue margeando a zona urbana e rural da cidade desaguando no rio Brilhante. Próximo às nascentes do córrego são facilmente encontrados plásticos, latinhas de bebida e lixo em geral.

A participação no evento é voluntária e tem a proposta de chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e para a preservação do meio ambiente. Para colaborar com a campanha de conscientização haverá oficinas de combate ao desperdício, de reciclagem, palestra sobre o descarte de resíduos e uso de produtos biodegradáveis.

Durante a manhã, haverá brincadeira para crianças com um grupo de escoteiros, distribuição de material didático, oficina de bike turismo, stands de direito ambiental, doação de mudas para plantio, aferição de pressão arterial, stands recolhendo baterias usadas e ainda a palestra sobre agricultura e recursos hídricos – consequências da contaminação com agrotóxicos com a Embrapa e outra palestra com o ativista da Ong Divers for Sharks, Paulo Guilherme Pinguim.

Entre as oficinas de destaque estão as de uso racional do material de expediente, separação do lixo doméstico, compostagem de restos orgânicos, separação e destinação ideal dos materiais não orgânicos, orientação sobre utilização de tijolos ecológicos e uma de comédia stand up.

O resultado da ação não será apenas a limpeza do córrego e sim a conscientização ambiental da comunidade. “Vamos externar nossa preocupação ambiental em um ato concreto”, explica o Juiz Federal Substituto, Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva, alertando para a necessidade de contagiar outras pessoas com a causa.

A preocupação ambiental do juiz vem de longa data, conhecido no Fórum como contencioso com gastos com ar condicionado, papel, utilização de copos descartáveis e pela obrigatoriedade da reciclagem. Foi ele quem apresentou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Pedido de Providência nº 1.435 acerca das medidas que deveriam ser adotadas na Justiça resultando na Recomendação 11, de 22 de maio de 2007, do órgão que determina impressão de papel frente e verso e a criação de comissões ambientais para o planejamento, elaboração e acompanhamento de medidas, com fixação de metas anuais, visando à correta preservação e recuperação do meio ambiente.

Queremos despertar nas pessoas a vontade da mudança de comportamento, aponta o servidor da Justiça Federal em Dourados, Paulo Henrique Borges Benitez, um dos idealizadores do evento, lembrando que são hábitos que devem ser levados para casa, para o dia a dia. “Educar pra conectar, para recuperar e preservar”, finaliza.

O evento vai contar com a participação de diversas entidades como a Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (IMCBio), Policia Militar Ambiental, grupo de escoteiros, Universidade da Grande Dourados (Unigran), Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Dourados, Dourados Receptivo, entre outras.

Local do evento - Grupo de Escoteiros Laranja Doce situado na rua Aquidabã, s/nº, entre a Av. Presidente Vargas e rua Hayes Bom Faker, bairro Terceiro Plano.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FATALIDADE
Piscineiro morre após cair e se afogar em piscina em MS
ASSASSINATO
Sul-mato-grossense é assassinado em fazenda de São Paulo
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
DESPEDIDA
Despedida de capitão do Choque é de lágrimas e lembranças de trabalho excepcional
plantão Achado de cadáver
Homem é encontrado morto às margens da BR-262 em MS

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da querida Dona Cida, família informa sobre velório e sepultamento
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul