Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CAARAPÓ - PROTESTO

Indígenas bloqueiam BR 163; próximo do posto da PRF de Caarapó

Um grupo de lideranças indígenas da aldeia Te’ Ýikue de Caarapó

26 Out 2016 - 16h58Por CaarapoNews

Um grupo de lideranças indígenas da aldeia Te’ Ýikue de Caarapó começou por volta das 13h desta quarta-feira (26) a bloquear o trânsito na BR 163 sentido Caarapó/Dourados, mais precisamente nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal.

A manifestação é contra a Portaria 1907/2016 que municipaliza a saúde indígena, resultando na retirada da autonomia financeira da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

A princípio a via foi bloqueada com a presença de um grupo de indígenas, alguns com arcos e flechas se colocando na frente dos veículos.  Alguns indígenas estavam com cartazes informativos falando a respeito do referido bloqueio.

Segundo os organizadores, a princípio o bloqueio está sendo feito de forma intercalada. Ou seja, por um período segura o trânsito, por outro libera. De ambos os lados da pista se formou uma grande fila de veículos.

De acordo com a agente comunitária de saúde indígena, Julia Soares, a manifestação é uma luta em prol da saúde indígena. “Como já foi noticiado o ministro da Saúde aprovou recentemente sem comunicar nenhuma liderança indígena, uma portaria que tira toda autonomia financeira do Sesai”, observou.

“Não aceitamos o que esse ministro está fazendo conosco. Nosso objetivo com esses bloqueios que estão acontecendo não só em Caarapó, mas em outras partes do País, é mobilizar as nossas autoridades, mas sem especial o ministro da Saúde no sentido de que ele possa revogar a portaria. Caso isso não aconteça a classe terá que tomar decisões maios sérias”, enfatizou. 

A agente de saúde disse ainda a reportagem do CaarapoNews, que um dos prejuízos da referida portaria diz respeito a contratação dos funcionários. “Caso a mesma não seja revogada, vai haver um prejuízo muito grande para a saúde indígena que aliás já é um caos. Nós vamos lutar até o fim pela melhoria da saúde do nosso povo. Por enquanto estamos bloqueando aleatoriamente a BR, mas se precisar uma hora dessas vamos fechar e não teremos hora de terminar”, avisou.

Para o enfermeiro do Polo Base de Caarapó, Sergio Luiz Vaz de Paula, a Sesai foi uma conquista da população indígena na IV Conferência Nacional de Saúde, aonde são respeitados os direitos do indígena a saúde de forma igualitária. "Com essa portaria o ministro está tirando o direito da referida comunidade. Nós como integrantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), e da Sesai estamos nos solidarizando com os indígenas e torcendo pela revogação da portaria e que a mesma traga melhorias para a classe no quesito saúde", salientou.

Portaria

A Portaria 1907/2016 restitui a autonomia financeira e orçamentária que tinham os DSEIs - Distritos Sanitários Indígenas. Ela é uma resposta aos protestos em relação à portaria do dia 17 de outubro que retira a competência atribuída ao Secretário de Saúde Indígena em relação a questão orçamentária e financeira em relação a saúde indígena.

Outras manifestações estão acontecendo no País. Em Dourados, o polo da Sesai paralisou as atividades durante esta semana, apenas os serviços essenciais estão sendo realizados. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO ESFAQUEADO
Jovem tenta correr atrás de assaltante, mas leva facada na barriga no MS
GRAVE ACIDENTE
Motorista acerta poste e fica ferido na MS-306, em Chapadão do Sul
IDENTIFICADO
Identificado ciclista que morreu após ser atingido por Honda Civic na BR-163
plantão OLHA A HISTÓRIA
Mulher de 53 anos morre horas após torcer o pé usando salto alto em MS
FATALIDADE
Pintor é socorrido em estado grave após levar choque de alta tensão enquanto trabalhava em prédio

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FOTO: ASSESSORIAINAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
TRAGÉDIA
Motociclista bate em poste e morre em cidade de MS