Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
sexta, 7 de agosto de 2026
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Imasul publica mapa de áreas prioritárias para execução da queima prescrita no Pantanal

28 Jun 2025 - 06h00Por Gustavo Escobar, Comunicação Imasul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) publicou quarta-feira (25) a Portaria n. 1.575, de 25 de junho de 2025, que estabelece o Mapa de Áreas Prioritárias para a realização de queima prescrita.

A portaria considera uma série de normativas, entre elas a Resolução SEMADESC/MS n. 107/2025, que atualiza e amplia dispositivos da Resolução SEMADE n. 09/2015, modernizando o regramento das atividades sujeitas a licenciamento ambiental. A nova resolução também inclui oficialmente a queima prescrita como atividade licenciável, no contexto do Plano de Manejo Integrado do Fogo no Estado.

Queima prescrita com base técnica

O Mapa de Áreas Prioritárias divulgado pelo Imasul foi elaborado com base no Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (Sifau), plataforma que integra dados sobre carga de combustível vegetal, regime de chuvas, frequência histórica de incêndios e imagens de satélite. A análise desses dados permitiu identificar as regiões mais suscetíveis à propagação descontrolada do fogo, orientando a aplicação da queima prescrita como técnica preventiva.

Além disso, a nova regulamentação simplifica o processo de licenciamento para a queima prescrita nessas áreas. Os produtores que estiverem inseridos nas zonas prioritárias poderão seguir procedimentos mais ágeis, conforme estabelecido pelas diretrizes ambientais atualizadas do Estado.

Prevenção como política pública

A AUR-Pantanal é uma das regiões mais sensíveis de Mato Grosso do Sul no que se refere à ocorrência de incêndios florestais, principalmente entre os meses de julho e outubro. Com vegetação densa e acúmulo de material combustível, a área exige estratégias de prevenção baseadas em conhecimento técnico e planejamento ambiental.

A portaria entra em vigor na data de sua publicação, e tanto o Mapa de Áreas Prioritárias quanto a lista de propriedades com CARMS estão disponíveis no site oficial do Imasul.

Para acessar os mapas e obter mais informações, visite: www.imasul.ms.gov.br.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PARE E SIGA
Obras na BR-163 mantêm trechos com desvios e pare-e-siga nesta sexta-feira; confira os pontos
DOURADOS
Vítima com medida protetiva terá dispositivo para alertar a Guarda quando agressor chegar perto
05a39482 a4c4 4dcf 81d1 8108d2117901_1 ACIDENTE FATAL
Jovem morre após colidir na traseira de caminhão estacionado em Dourados (vídeo)
EXECUÇÃO
Homem é morto a tiros em bar de cidade do MS; suspeito fugiu de moto
Da esquerda para a direita: Ana Carolina Goes, Adrielle Encarnação Rodrigues e Nathália Rodrigues Nogueira, vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução) VIOLENCIA CONTRA MULHERES
Cinco mulheres são mortas em oito dias; uma a cada 38 horas em MS

Mais Lidas

ALERTA TEMPESTADE
Alerta de tempestade atinge Fátima do Sul e 54 municípios de MS
MAIS FRIO
Frio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval
COMOÇÃO
Morte de estudante em acidente causa grande comoção em cidade de MS
QUATRO VITIMAS FATAIS
Sete Quedas decreta luto oficial e cidades vizinhas lamentam mortes em acidente na MS-156
FOTO: ASSESSORIA - VISITA NA ACIFASFÁTIMA DO SUL - VISITA E PROJETOS
Carlos Bernardo discute retomada do protagonismo educacional e geração de empregos em Fátima do Sul