Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
AREAS DE CONFLITOS

Governo autoriza Força Nacional em Caarapó e mais dois municípios de MS

A portaria com a deliberação foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres.

28 Jul 2022 - 11h24Por Campo Grande News

O Ministério da Justiça autorizou o envio de equipes da Força Nacional aos municípios de Amambai, Naviraí e Caarapó, no sul do Estado, conforme determinação publicado hoje, no Diário da União. Em julho, fazendas da região foram ocupadas por indígenas e a área de conflito que terminou com a morte de um guarani-caiuá.

A portaria com a deliberação foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres. A medida é válida até 31 de dezembro, podendo ser prorrogada se considerada necessário.

Segundo a publicação, a portaria autoriza o emprego da Força Nacional em apoio às ações da Polícia Federal nos três municípios, nas “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio'.

O emprego da Força Nacional, conforme portaria, deverá ser feito em caráter “episódio e planejado'. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A portaria não justifica o motivo da autorização do emprego da Força Nacional, mas, recentemente, os municípios de Amambai e Naviraí ficaram em evidência por conta da ocupação de áreas reivindicadas pelos indígenas.

Em uma das ações, ocorridas no dia 24 de junho, os indígenas guarani-caiuá ocuparam área da Fazenda Borda da Mata, em Amambai, a 351 quilômetros da Capital. Segundo a comunidade, a área, originalmente, faz parte da Terra Indígena Amambai, sendo apropriada indevidamente ao longo dos anos.

Na ocasião, a PM (Polícia Militar) foi acionada e foi pedido reforço do BPChoque (Batalhão de Policiamento de Choque) que, segundo governo estadual, foi averiguar denúncia de furtos e ameaças. Houve confronto e um indígena, Vito Fernandes, 42 anos, morreu e outros sete ficaram feridos. O corpo dele foi enterrado no local do embate, após acordo firmado na Justiça com os proprietários da fazenda.

Na noite de 23 de junho, em Naviraí, grupo de 20 indígenas ocuparam Fazenda Tejui, na área rural do município, distante 359 quilômetros de Campo Grande. A polícia foi chamada e os indígenas recuaram. Segundo informações da PM, eles lançaram flechas contra as equipes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

plantão ESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
COVARDIA
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia Naviraí CASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados