A Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, em outubro de 2025, abordou 2.958 veículos em operações especiais (Lei Seca) ou em patrulhamentos de fiscalização. Em um desses patrulhamentos, foi abordado um caminhão no anel viário de Campo Grande.
Os agentes de autoridade de trânsito observaram um caminhão sem a placa dianteira e solicitaram que o condutor encostasse para averiguação. Além da placa traseira estar com fita, o que tampava os caracteres e dificultava a visualização da placa.
Foi feita uma checagem geral no veículo, que estava totalmente irregular. A lanterna traseira apresentava fios expostos, sem isolamento, e não funcionava, assim como a sinalização luminosa traseira e os faróis. O veículo estava sem os dois estepes e com os pneus totalmente desgastados (carecas).
Além disso, o freio traseiro do caminhão estava isolado, sem a trava da catraca e sem as sapatas e lonas de frenagem. O veículo também não possuía as barras laterais de proteção, chamadas anti-intrusão. O capô estava amarrado dos dois lados com cordas, sem o uso das travas de segurança adequadas. O veículo foi removido ao pátio.
Outro caso flagrado, desta vez pela equipe de Motopatrulhamento de Trânsito, ocorreu durante patrulhamento de rotina no km 483 da BR-163, por volta das 9h da manhã, quando os agentes flagraram um motociclista pilotando sob efeito de álcool. O condutor alegou ter ingerido bebida alcoólica na noite anterior. Foi realizado o teste do bafômetro, que resultou em 0,28 mg/L. Assim, o condutor foi autuado em flagrante.
Em Dourados, um motorista também foi flagrado dirigindo embriagado e sem CNH. Um veículo passou com som alto ao lado da viatura, que solicitou a parada, mas o pedido não foi atendido. Após perseguição por diversas ruas, o veículo foi abordado e parado. Constatou-se que o condutor possuía apenas habilitação para motocicletas (categoria A) e que o teste do bafômetro resultou em 0,81 mg/L. O condutor foi encaminhado à Depac.
No total, em outubro, foram abordadas 2.962 pessoas. Destas, 162 se recusaram a fazer o teste do bafômetro, que foi realizado em 2.735 pessoas, e em 6 condutores foi constatada embriaguez.
Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
COMBUSTÍVEIS
Senacon inicia operação para apurar abusos nos preços de combustíveis
POLICIAL
Brincadeira com arma acabou na morte de adolescente de 16 anos no MS
TORMENTA
Vento de 108 km/h causou estragos em Amambai, cidade com maior acumulado de chuva em MS
TRAGÉDIA
Quem são as 5 vítimas de acidente de helicóptero que matou o cantor Rick
TRAGICO ACIDENTE
Árvore cai e mata motociclista entre Vicentina e Jateí na BR-376
Mais Lidas
RegiãoHomem que havia sido dado como desaparecido no Rio Dourado em Fátima do Sul é encontrado em casa
DESAPARECIDOBombeiros realizam buscas por homem que pode ter desaparecido no Rio Dourados em Fátima do Sul
TRAGICO ACIDENTEÁrvore cai e mata motociclista entre Vicentina e Jateí na BR-376
VICENTINAWilson Araújo: Prefeitura de Vicentina tem novo secretário municipal
ACIDENTE FATAL


Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS