Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
ITAPORÃ

Em Itaporã jovem tem perna amputada depois de erro de enfermeira; Profissional não foi punida

2 Out 2013 - 11h32Por 94 FM

Aproximadamente um ano atrás, durante uma pescaria entre amigos, uma picada de cobra mudou a vida de um jovem Itaporaense, se já não bastasse o acontecido, uma seqüência de erros culminaram na amputação da perna do mesmo.

Segundo a mãe do jovem, o mesmo foi picado e minutos depois deu entrada no hospital municipal Lourival Nascimento da Silva, em uma quinta-feira a tarde. Na chegada ao hospital, a pessoa que o acompanhava levou a cobra que o picou e a passou para a equipe médica, informando ser da espécie jararaca.

Com as informações o médico que lhe atendeu, prescreveu a aplicação do soro antibotrópico, medicação correta. Porém as duas enfermeiras que foram direcionadas ao serviço, aplicaram o soro anticrotálico, que é medicado somente em casos de picada de cobra da espécie cascavel.

Para cada espécie de cobra existem soros específicos contra seus venenos, se o tipo do soro for aplicado erroneamente, ele não terá efeito positivo algum, pelo contrário, pode até prejudicar o quadro clínico do paciente, como neste caso, pois o soro anticrotálico seria mais forte que o antibotrópico, que seria o correto a ser ministrado no paciente em questão.

Com o quadro clínico do jovem se agravando, a família se viu obrigada a transferi-lo para Dourados. Chegando ao Hospital Universitário (HU), o paciente foi direto para UTI. Confiando no prontuário, do hospital em Itaporã, de que o soro correto havia sido aplicado, a família nomeou ao destino a piora no caso. Uma semana depois, com todas tentativas de recuperação esgotadas, não houve outra alternativa a não ser amputar a perna esquerda do jovem, antes que a necrose se alastrasse pelo corpo.

Com o procedimento realizado, em pouco tempo foi dado alta médica, o jovem se adaptou bem a nova rotina e a prótese que hoje usa.

Com o rapaz fora de perigo, apesar do desfecho traumático do caso, a família tomou ciência do que realmente havia acontecido, relatórios do hospital de Itaporã reforçam as suspeitas de erro humano no procedimento realizado, assim sendo a família entrou com processo contra o hospital e contra as profissionais.

Em conversa com o advogado do rapaz, o mesmo esclareceu que todos os documentos aqui citados estão em anexo ao processo, o mesmo está disponível para sociedade no site do tribunal de justiça estadual.

Tomando ciência do erro e do processo, a administração vigente na data do acontecido, afastou as profissionais envolvidas no caso, até a resolução do mesmo.

No entanto, com a nova administração, a revolta da família aumentou ainda mais. Em janeiro deste ano, a atual administração readmitiu uma das funcionárias em questão.

“Um absurdo a atual administração readmitir a profissional, e se ela cometer outros erros com outros pacientes, será que o prefeito ou a secretaria de saúde tem coragem de deixar parentes deles aos cuidados dela”, desabafa a mãe do jovem.

Segundo o advogado do site iFato, não existe uma lei específica para regulamentar o afastamento de funcionários como neste caso. Mas caberia ao executivo a “lei moral” de manter a funcionária afastada até a conclusão do processo e esclarecimentos dos fatos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO ESPANCADO
Homem é espancado por populares após tentar estuprar adolescente durante voltinha de moto em MS
CLAMA POR JUSTIÇA
Mãe de gari atropelado clama por justiça em Mato Grosso do Sul
PERSEGUIÇÃO EM MS
Caminhonete tomba após 25 km de perseguição e jovem é preso pela PRF
COVARDIA
Marido usa pedaço de pau para espancar esposa na frente das crianças em MS
BRIGA ENTRE VIZINHOS
Conflito entre vizinhos termina em pauladas em MS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul