O presídio feminino de Jateí teve uma manhã bastante movimentada neste dia 24 de abril. É que uma força-tarefa levou serviços e atenção em saúde para as internas do local. Na oportunidade, também foi montado um grande painel para exposição de peças artesanais produzidas pelas reeducandas do local.
Internas recebem carteira de identidade e de artesãs, durante mutirão em presídio de Jateí
Atenção em saúde e beleza também foram ações durante o evento com as internas
O mutirão jurídico e social foi organizado pela direção do presídio e contou com a presença de representantes do Judiciário e Defensoria Pública, além da Agência do Sistema Penitenciário de MS (Agepen/MS), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Prefeitura de Jateí e da Polícia Militar.
O mutirão foi aberto pelo juiz titular da Vara de Execução Penal do Interior (VEPIn), Luiz Felipe Medeiros Vieira, que agradeceu a presença de todos e de todas, destacando o olhar para a inclusão e as ações humanas para reintegração social. Ele observou, especialmente, o fato de Jateí ser um presídio feminino, com internas que fazem parte de um núcleo familiar e sendo o cérebro do lar, abandonado pelo cárcere em que estão vivendo.
O juiz agradeceu a acolhida fraterna que sempre teve em Jateí, tanto pela direção do presídio como dos parceiros locais, principalmente a Prefeitura. Ele destacou o empenho da diretora Solange Pereira, afirmando que sempre que visita o local encontra algo melhor nele. Luiz Felipe fez questão de citar também o ex-prefeito Eraldo Jorge Leite e a sensibilidade de implantar um programa municipal com o uso da mão-de-obra das internas do presídio de Jateí.
O programa da Prefeitura em Jateí com parcerias estratégicas com o Judiciário, Agepen, Ministério Público e Defensoria, se transformou numa referência para o Estado e ao país. “O medo e a cautela desse pioneirismo se transforaram em um orgulho gigantesco para todos nós”, assinalou o juiz.
Maria de Lourdes Delgado Alves, Diretora de Assistência Penitenciária da Agepen MS, também destacou o trabalho desenvolvido em Jateí. Ela citou a capacidade de gestão da diretora Solange Pereira, bem como a capacidade de estabelecer parcerias que garante m avanços para o sistema penitenciário.
Maria de Lourdes representou a presidência da Agência e falou da filosofia de trabalho focada na humanização. Ela disse que a educação muda vidas e, junto com trabalho e saúde, promove crescimento e capacitação. “É custódia com reintegração social”, afirmou a diretora, destacando o apoio recebido pela presidência para realização do trabalho.
O vice-prefeito Francisco Araújo Tiquinho representou a prefeita Cileide Cabral, enfatizando o trabalho realizado em parceria com a direção do presídio local e anunciando seu fortalecimento e expansão. O chefe de gabinete, Gildásio Santos e a secretária de Saúde, Kelly Cristina Leite, também da Prefeitura, se fizeram presentes à solenidade.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

CRIME: Caseiro confessa que matou patrão e alega 'legítima defesa' em Deodápolis

Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

Acusado de matar produtor rural é preso em Deodápolis

Integrantes do MST voltam a bloquear trecho de rodovia em MS
Mais Lidas

Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul

Deodápolis se despede de Vilson Tondato, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Trinta pessoas se feriram gravemente em acidente com ônibus na MS-436
