Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
segurança

Com 558 integrantes identificados, MS tem o terceiro maior exército do PCC no Brasil

15 Out 2013 - 18h00Por Mídia Max

Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do Brasil em número de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) dentro de cadeias. Além disso, MS ainda faz divisa com São Paulo, o maior estado com integrantes da organização criminosa, com o Paraná, o segundo na contagem, e com a Bolívia e o Paraguai, os únicos dois países, além do Brasil, que aparecem com integrantes em seus territórios.

Esses dados são de uma investigação de três anos e meio do Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo, que concluiu o maior mapeamento da história do crime organizado no País.  De acordo com os dados, Mato Grosso do Sul possui hoje 558 integrantes reconhecidos como membros do PCC. Desses, 488 estão em presídios e 77 estão soltos.

São Paulo aparece como o estado que possui maioria absoluta de integrantes da organização criminosa com 7.800. O Paraná aparece em segundo lugar com 626 criminosos. No Paraguai são 39 membros, 11 presos e 28 soltos. Na Bolívia estão mapeados 18 integrantes, todos soltos.

Mato Grosso do Sul funciona como funil da rota para o tráfico de entorpecentes, onde as drogas entram no país, trocados por carros e dinheiro no Paraguai e na Bolívia. A investigação identificou que a organização criminosa possui cerca de 11.400 membros em 22 Estados, no Paraguai e na Bolívia. Além disso, descobriu que ela movimenta R$ 120 milhões por ano e discutiu ataques a autoridades do governo do Estado.

Em Campo Grande, entre os detentos nas penitenciárias masculinas e femininas e em todas as unidades prisionais, atualmente a população carcerária é de 5.414. Em Mato Grosso do Sul esse número é de 12.286 pessoas.

O titular da delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECO) João Eduardo Davanço, afirma que o estado, atualmente, ainda é um lugar tranquilo. “Nós tivemos um único caso em Três Lagoas que foi reprimido imediatamente. Também possuímos uma inteligência que trabalha focada no combate a qualquer tipo de organização criminosa. Posso dizer com certeza que MS é um local seguro graças ao trabalho da Polícia Civil”.

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou através da assessoria de imprensa que não recebeu, oficialmente, nenhuma investigação e que desconhece a colocação do Estado na investigação.  O coronel Deusdete Souza de Oliveira afirma ainda que não comenta questões relacionadas à inteligência policial.

O MPE de São Paulo confirma a realização da investigação e afirma que o documento foi apresentado a justiça no dia 11 de setembro. No entanto, atualmente o processo corre em segredo de justiça e os promotores não falam sobre as investigações.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
plantão TENTOU ATROPELAR O PAI
Homem tenta atropelar o próprio pai após desentendimento em MS
SE A MODA PEGA!
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após canetada em cidade de MS
DEFESA DO PANTANAL
Para desenvolvimento sustentável do Pantanal, MS e MT formalizam cooperação com apoio de Ministério
OLHA O GOLPE!
Mulher denuncia golpe após comprar cachorro pela internet em cidade de MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS