Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
operação Colludium

Cinco empresários são presos por fraudar licitações em MS e mais três Estados

15 Jan 2014 - 14h57

Uma operação realizada na manhã desta terça-feira (14) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de Bauru, batizada de Colludium, prendeu cinco empresários do ramo de fabricação de embalagens plásticas em quatro cidades do interior do Estado de São Paulo.

O objetivo da operação era desbaratar uma organização criminosa composta por empresários do ramo de fabricação de embalagens plásticas, que atuava fraudando licitações e superfaturando preços não só no interior e na capital de São Paulo, mas também em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Eles são acusados de fraudar licitações, formação de quadrilha, formação de cartel e corrupção. Entre os presos estão um ex-prefeito e um advogado. As identidades deles não foram divulgadas pelo Ministério Público.

Nove promotores do Gaeco, com o apoio de cerca de 100 policiais civis e militares, cumpriram 7 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão nas cidades de Bauru, São Paulo, Jaú, Marília, Lucélia, Indaiatuba, Carapicuíba, Taboão da Serra e Oscar Bressane. Computadores e mídias foram apreendidos, além de uma motocicleta que estava com o chassi raspado.

Em Bauru o proprietário de uma empresa de sacos plásticos foi preso em casa, por volta das 6h. No local foram apreendidos computadores e documentos. Simultaneamente, outra equipe esteve na empresa dele, que fica na Vila Engler, onde foram apreendidos documentos relacionados a licitações e pagamentos de fornecedores. No início da tarde os empresários presos ainda prestavam depoimento aos promotores na sede do Gaeco em Bauru.

Duas pessoas foram presas em Jaú, uma em Marília outra em Lucélia.

Segundo o Gaeco, o grupo investigado mantinha dominância do mercado “comprando” a desistência de participantes da licitação, revezando-se nas “vitórias” e superfaturando os valores de produtos. Os empresários contavam ainda com a ajuda de funcionários dos órgãos envolvidos, com ou sem pagamento de propina. Com a ajuda de funcionários públicos, também elaboravam editais direcionados.

A estimativa do Ministério Público é que o grupo tenha recebido R$ 100 milhões nos últimos dois anos em propinas de prefeituras, do Estado, de hospitais e outras entidades públicas. Segundo o MP, entre as fraudes investigadas estão vendas superfaturadas de produtos hospitalares para o município de São Manuel, no interior de São Paulo, bem como a participação de funcionários da prefeitura de Bauru e da Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) para beneficiar o grupo e auxiliar nas fraudes.

As investigações, que duraram cerca de dez meses, devem continuar com o objetivo de identificar outros envolvidos com o esquema fraudulento.

 

 

 

diariodemarilia
ACUSADOS - O mariliense Adilson Aparecido Lino e o empresário de Oscar Bressane, Luiz André Foresti

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
plantão ESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
COVARDIA
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho