Uma comitiva composta por integrantes da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec/RO) e da Polícia Militar de Rondônia esteve em Mato Grosso do Sul nesta semana para uma visita técnica ao projeto Carreta da Saúde, iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio do Centro de Atenção Biopsicossocial. A agenda foi realizada em Ponta Porã, onde a carreta atendeu servidores entre terça e quarta-feira.
A equipe foi composta pela coronel PM Adma Franciane Levino Gonzaga, coordenadora de Saúde da PM-RO, e pelo capitão PM RR Jackson Robledo da Silva, coordenador do Fundo Estadual de Segurança Pública de Rondônia. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura, o planejamento e os processos que permitem levar atendimento de saúde de forma itinerante aos profissionais da segurança pública em Mato Grosso do Sul.
O secretário-adjunto da Sejusp-MS, Ary Carlos Barbosa, que recepcionou e acompanhou a comitiva, destacou a importância da cooperação entre os estados.
“É uma satisfação receber a equipe de Rondônia e apresentar o trabalho da Carreta da Saúde. O projeto nasceu para cuidar de quem cuida da sociedade, oferecendo prevenção e qualidade de vida aos nossos profissionais. Ficamos honrados por servir de referência e estamos sempre abertos a compartilhar conhecimentos que fortaleçam a segurança pública no país.”

Coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda com integrantes da comitiva

Comitiva foi recepcionada pelo secretário-adjunto da Sejusp, Ary Carlos Barbosa
Durante a visita, a coronel Adma ressaltou a qualidade da iniciativa sul-mato-grossense e o interesse de Rondônia em implementar um modelo semelhante.
“Viemos nos inspirar em um trabalho que já é referência. A carreta é moderna, confortável e muito bem organizada. Saí com uma excelente impressão e buscamos entender a gestão e o planejamento dessas ações para levar essa expertise para Rondônia”, afirmou.
Atualmente, o atendimento de saúde aos policiais e bombeiros rondonienses é concentrado em Porto Velho, em estrutura fixa, o que deixa o interior do estado sem cobertura adequada. As informações colhidas durante a visita devem subsidiar a elaboração de um projeto itinerante semelhante em Rondônia, adaptado à realidade local e voltado à prevenção, ao cuidado básico e à valorização dos profissionais da segurança pública.
Carreta da Saúde
O projeto Carreta da Saúde oferece atendimentos totalmente gratuitos, voltados à promoção da saúde física e mental de policiais civis e militares, bombeiros militares e peritos oficiais. Entre os serviços disponibilizados estão Clínica Geral, Audiometria, Oftalmologia com entrega de óculos de grau, Odontologia, Psicologia e Terapia de Florais.
Desde a criação do programa, em 2024, a carreta já percorreu seis municípios — Dourados, Mundo Novo, Ponta Porã, Corumbá, Porto Murtinho e Bela Vista — somando mais de 4,4 mil atendimentos. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Sejusp-MS e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Foto de capa: Saul Schramm/Secom/Arquivo
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
COMBUSTÍVEIS
Senacon inicia operação para apurar abusos nos preços de combustíveis
POLICIAL
Brincadeira com arma acabou na morte de adolescente de 16 anos no MS
TORMENTA
Vento de 108 km/h causou estragos em Amambai, cidade com maior acumulado de chuva em MS
TRAGÉDIA
Quem são as 5 vítimas de acidente de helicóptero que matou o cantor Rick
TRAGICO ACIDENTE
Árvore cai e mata motociclista entre Vicentina e Jateí na BR-376
Mais Lidas
RegiãoHomem que havia sido dado como desaparecido no Rio Dourado em Fátima do Sul é encontrado em casa
DESAPARECIDOBombeiros realizam buscas por homem que pode ter desaparecido no Rio Dourados em Fátima do Sul
TRAGICO ACIDENTEÁrvore cai e mata motociclista entre Vicentina e Jateí na BR-376
VICENTINAWilson Araújo: Prefeitura de Vicentina tem novo secretário municipal
ACIDENTE FATAL


Foto de capa: Saul Schramm/Secom/Arquivo