Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
TERROR NO PRESÍDIO

Briga de facções rivais deixa dez mortos em rebelião em presídio no Paraguai

Confronto de PCC com rivais deixa decapitados e carbonizados

17 Jun 2019 - 09h59Por Correio do Estado
Ambulância na porta do présio: segundo massacre em menos de quatro dias em presídios do país vizinho - Reprodução
Confronto entre facções criminosas rivais na na penitenciária de San Pedro, cidade paraguaia que faz fronteira com Paranhos, terminou com dez pessoas mortas e oito feridas na noite de domingo (16).

Dos mortos, cinco foram decapitados e três carbonizados. A disputa entre os grupos começou por volta das 13 horas daquele dia.

De acordo com o portal 'Porã News', detentos utilizaram armas artesanais durante o conflito. No entanto, tiros foram ouvidos de dentro da unidade. Entre os mortos, está um integrante do PCC (facção cque controla o tráfico de drogas e armas  nas fronteiras de MS), morto na disputa com o Clã Rotela, quadrilha rival (leia mais abixo).

A revanche foi orquestrada pelo líder do Clã, Armando Rotela, conhecido como 'Rei do Crack', para se vingar da última sexta-feira (14), quando ocorrência parecida foi registrada na Penitenciária de Tacumbu, em Assunção. Na ocasião, membros do PCC executaram dois presos e deixaram um ferido, durante o 'batismo', como é chamado dentro da quadrilha o ritual de filiação de bandidos ao bando.

Desde fevereiro, após a transferência dos principais líderes para penitenciárias federais, o PCC vem buscando aumentar o controle nas instituições penais paraguaias.

Correio já revelou que mais de 15 integrantes da facção foram presos por planos de resgate de lideranças que cumprem pena em penitenciárias do país vizinho.

Nesta segunda. a cúpula da segurança paraguaia informou que dará início ao processo de deportação de todos os brasileiros em penitenciárias do país. Também deverãos er expulsos os responsáveis pelos dois presídios on de aconteceram os massacres e os responsáveis pela administração penitenciária local.

O ministro da Justiça Julio Javier Rios disse que o motim na penitenciária foi algo imprevisível e que nunca o país teve tantos membros de facções criminosas em seu sistema prisional.

Segundo o site ABC Color, 90% dos presos nas penitenciárias do país têm membros de facções criminosas, sendo que só do PCC seria um total de 400 presos que devem ser expulsos do Paraguai.

Surgido após a execução de Jorge Rafaat em junho de 2016, o Clã Rotela é a maior facção criminosa em atividade no Paraguai, formado basicamente por nativos que querem reestabelecer o controle do tráfico de drogas. Atualmente atua principalmente na venda de entorpecentes em bairros pobres das grandes cidades vizinhas, mas vem aumentando o poder de penetração nas penitenciárias, principalmente pela colaboração de agentes peniteniciários e policiais corruptos, que repassam armas e informações sobre o PCC.

A polícia local descobriu recentemente planos de ataques nas cidades de fronteira com Brasil e Bolívia, atualmente dominadas pelo PCC, com o objetivo de criar rotas de comércio de maconha e cocaína com grupos rivais ao da quadrilha paulista.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

COVARDIA
Marido usa pedaço de pau para espancar esposa na frente das crianças em MS
BRIGA ENTRE VIZINHOS
Conflito entre vizinhos termina em pauladas em MS
PLANTÃO CONFRONTO TERMINA EM MORTE
Confronto em boca de fumo termina com bandido morto em cidade de MS
PRESO
Foragido da Justiça é capturado na fronteira com quase 800 quilos de maconha
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos