Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ATENÇÃO PAIS

​​Boneca Momo: maneiras de evitar o contato com as crianças

a boneca assustadora está aparecendo para crianças no meio dos vídeos do YouTube Kids e ensinando suicídio, homicídio e formas de mutilação.

26 Mar 2019 - 15h46Por Yahoo

*Por Maria Carolina Avis

Está circulando na internet, principalmente nas redes sociais, a imagem de uma escultura aterrorizante: cabelos negros longos, olhos arregalados, um sorriso assustador e pernas de pássaro. A escultura foi criada pelo japonês Keisuke Aiso, que batizou-a de “Mãe Pássaro”. Depois, ela foi exposta em um museu de Tóquio. O problema começou quando alguém fotografou o trabalho aterrorizante e publicou na internet. A imagem havia desaparecido, por hora, mas agora voltou com força total por um motivo: batizada de ‘Momo’, a boneca assustadora está aparecendo para crianças no meio dos vídeos do YouTube Kids e ensinando suicídio, homicídio e formas de mutilação.

Em 2018, a imagem viralizou na internet e foi relacionada a um número de WhatsAppque envia mensagens perturbadoras para quem tenta entrar em contato com a Momo. Alguém compartilhou um número com origem do Japão dizendo que seria um ‘número amaldiçoado’. No WhatsApp, a imagem do perfil era uma foto da boneca. Quando alguém enviava uma mensagem, alguém respondia dizendo que era a Momo, em diversos idiomas. Algumas pessoas que enviaram mensagem disseram que a pessoa respondia com informações sobre sua vida, como dados de amigos próximos e lugares frequentados. O fato é que essa informação é muito fácil de ser adquirida na internet e com a grande exposição nas redes sociais. Outras pessoas relataram ter recebido ameaças e mensagens terríveis.

Alguns especialistas dizem que a Momo conseguia informações das pessoas assim que elas enviavam mensagem a este número. Um bot (robô) cruzava as informações do telefone com as contas de redes sociais vinculadas a este número, e conseguia os dados.

Enquanto o problema for esse, é simples de resolver: basta não enviar mensagem ao número. Não por questões sobrenaturais, até porque a Momo é uma escultura. Mas sim porque tem uma pessoa por trás, possivelmente um hacker, que pode obter seus dados e fazer o que quiser com eles.

O problema maior é o que está acontecendo agora: a imagem da escultura Momo voltou, e em um ambiente muito mais perigoso: o YouTube Kids, e em alguns jogos como Minecraft e Fortnite. No meio do vídeo ou do jogo, de repente, aparecem imagens da boneca passando mensagens macabras, ameaçando as crianças e as incentivando a se suicidarem, além de machucarem seus pais e irmãos. Esses vídeos burlam os algoritmos de segurança contidos no YouTube Kids, plataforma desenvolvida pelo YouTube justamente para preservar a segurança infantil.

O YouTube emitiu uma nota dizendo que não foram encontradas evidências reais do desafio em sua plataforma, mas encoraja as pessoas a denunciarem os vídeos que contenham a imagem da Momo. “Conteúdos desse tipo violariam nossas políticas e seriam removidos imediatamente”, diz a nota. O YouTube decidiu que não vai mais exibir anúncios em vídeos sobre a personagem Momo, e isso também vale para empresas geradoras de conteúdo.

Boa notícia

O criador da escultura, em entrevista a um jornal britânico, disse que destruiu a escultura e a jogou fora. “As crianças podem ter certeza de que Momo está morta – ela não existe mais e a maldição se foi”, disse.

O YouTube Kids ainda é uma boa opção, já que a plataforma se preocupa com os conteúdos publicados. Recentemente o YouTube encerrou mais de 400 contas que publicavam conteúdos violentos e desativou a seção de comentários em vídeos para crianças. Enquanto os usuários violarem as diretrizes, o YouTube deve continuar tomando essas providências.

Soluções

A melhor solução para escândalos que envolvem ameaças às crianças sempre é a conversa franca com os pais. Os pais e responsáveis devem conversar com a criança, mostrar a imagem e perguntar se a criança já viu aquela boneca. Depois, dizer a ela que a boneca já foi destruída.

Além disso, recomenda-se:

  1. Em vez de deixar os pequenos acessarem livremente o YouTube Kids, fazer download dos vídeos que eles sejam permitidos a assistir. Desconectar as crianças das redes e permitir que assistam a apenas os vídeos off-line. Assim nenhum anúncio vai interromper a exibição do vídeo. Pesquisar no Google por “download de vídeos do YouTube” pode ajudar a tomar essa atitude.
  2. Trocar o YouTube pela Netflix. É uma boa saída para que as crianças tenham acesso a um conteúdo lícito.
  3. Dizer para a criança que se ela vir a imagem da Momo, para ela prontamente pausar o vídeo. Tirar print de tela e denunciar o vídeo.

*Ana Carolina Avis é professora do Centro Universitário Internacional Uninter e especialista em Marketing Digital.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Carlos à esquerda e João Vitor à direita / Reprodução/Facebook DESPEDIDA
Em luto pelo filho, mãe lamenta mais um acidente com morte em MS
Foto: Redes Sociais CRIME EM MS
Cabeleireira é morta a tiros em MS
OLHA A HISTÓRIA
Peripécias da fronteira: bêbado tenta entrar em casa e finca perna em portão
PLANTÃO POLICIAL - ALICIAMENTO DE MENORES
Polícia suspeita que pai aliciava adolescente para ter relações sexuais com idoso em MS
DESPEDIDA
'O vazio que você deixou nunca mais será preenchido', diz mãe que perdeu filho em acidente

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro