Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÃO CONTRA PCC

Arrastão contra o PCC prendeu 50 que já estavam nos presídios de Mato Grosso do Sul

18 Dez 2013 - 07h41Por Mídia Max

A maioria das 67 prisões ordenadas para esta terça-feira (17) em Mato Grosso do Sul e São Paulo é para bandidos que já estão cumprindo penas e continuam atuando na criminalidade através de facções criminosas como o PCC (Primeiro Comando da Capital). No total, 63 mandados foram cumpridos, com 50 só dentro dos presídios de MS.

A Operação Iríneas reuniu Polícia Civil, Polícia Militar e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), além do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Segundo a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de MS), 11 quilos de maconha, meio quilo de pasta base e um revólver calibre 38 também foram apreendidos.

O foco da operação, realizada em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foi identificar e combater facções criminosas que atuam nos presídios dos dois estados.

Em MS, o alvo foram as penitenciárias de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, mas foram cumpridos mandados de prisão ainda em Mundo Novo, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba.

Embora não tenha sido afirmado claramente pelos representantes dos órgãos que participaram da operação, o alvo principal foi o Primeiro Comando da Capital-PCC. “Não queremos fazer apologia a este ou aquele grupo, mas sim fazer o combate a todos os grupos organizados que existem nos presídios”, afirmou o representante do Gaeco.

Por seu turno, o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, afirmou que a operação de hoje está sendo um sucesso devido ao trabalho de inteligência desenvolvido, tanto pela Polícia Militar quanto pela Agepen.

“A cabeça humana é criativa e eles utilizam de todos os artifícios para tentar burlar a segurança. São bolos, chinelos e como foi noticiado, em São Paulo utilizam até pombos correios para levarem celulares para dentro dos presídios. É um trabalho constante de investigação que fazemos para evitar problemas maiores”, afirmou o secretário.

O diretor presidente da Agepen, Deusdete Oliveira deixou claro que o trabalho é árduo para o controle, pois a população carcerária do Estado, atualmente, é de 12.400 presos.

Dentre os presos investigados, foram identificados seis com forte liderança sobre os demais e estes foram transferidos do local onde estavam e alguns deles, até mesmo para o presídio federal. O destino e os nomes foram mantidos em sigilo.

Os presos que foram alvo de novos mandados de prisão, responderão agora pelo crime de pertencerem a organizações criminosas. Além de perderem benefícios, como indulto de Natal e outros, poderão ter a pena ampliada.

Arlindo Florentino
Orgãos da Segurança Pública apresentaram balanço da operação que combate o crime organizado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

plantão ESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
COVARDIA
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia Naviraí CASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho