A PMA (Polícia Militar Ambiental) desarticulou na segunda-feira (25/11), em Água Clara, um esquema de pesca e caça ilegais na região do alagado da Usina Hidrelétrica São Domingos, no Rio Verde.
No local indicado pela denúncia, os policiais foram recebidos pelos suspeitos, que acompanharam a vistoria na propriedade. Durante a fiscalização, foram encontrados 16 exemplares de Curimba (51 quilos), dez exemplares de Traíra (cinco quilos), um exemplar de Piau (300 gramas) e um exemplar de Piracanjuba (2,6 quilos), além de 40 exemplares de Mandi (29 quilos), armazenados em dois freezers.
Também foram localizados 40 quilos de carne de caça, que o proprietário do imóvel admitiu ser de três capivaras.
Além do pescado e da carne de caça, foram apreendidos 1.500 metros de redes de pesca de diferentes malhas (16 milímetros e oito milímetros), petrechos proibidos pela legislação ambiental.
Na residência, foram localizadas, ainda, cinco armas de fogo, incluindo espingardas modificadas e de calibres variados (calibres 4.5, 5.5 e 36), além de 80 espoletas e 16 cartuchos, sendo alguns intactos e outros deflagrados.
O armamento estava escondido em uma geladeira desativada, em meio a roupas no quarto de um dos suspeitos.
Desdobramentos
Face às irregularidades, foram lavrados os documentos administrativos referentes às infrações ambientais por pescar em período proibido, capturar espécies protegidas como a Piracanjuba e utilizar petrechos não permitidos.
Foi estipulada a multa de R$ 8.158,00 e posteriormente o termo de doação para destinação legal do pescado. Em relação à caça ilegal, foi lavrado multa de R$ 20 mil. A carne de caça será submetida a descarte sanitário após entrega da ocorrência à Delegacia.
Os responsáveis foram autuados em flagrante pelos crimes ambientais e por posse irregular de armas de fogo. Todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para as providências legais.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar